TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT, semelhante a um totem,
promete tornar o acesso à informação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu um dos principais desafios e preocupações para a sociedade ao longo das últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, engenheiros e tecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projeto Mural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento, podem ser disponibilizados vídeos com Libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braile dinâmico, ao lado do teclado.
REIS, M. F. Úrsula e outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, 2018
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acesso de surdos à informação
e contribui para sua “inclusão cientifica”
Para não permitir que a falta de informação seja um fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora Roberta Savedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montando os quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se de uma página no Facebook, com notícias constantemente atualizadas e apresentadas por surdos em Libras, e veiculadas por meio de videos.
A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, ela própria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Para isso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimento informal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistou cinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu que eles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar a notícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber de um indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido em feiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo a mídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”, explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo científico em nossas pautas. Contudo, independentemente disso, nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”.
KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37, dez. 2016 (adaptado)
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque apresentam projetos que
A) garantem a igualdade entre as pessoas.
B) foram criados por uma pesquisadora surda.
C) tiveram origem em um curso de pós-graduação.
D) estão circunscritos ao espaço institucional da escola.
E) têm como objetivo a disseminação do conhecimento.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão
- Interpretação de texto
Nível da Questão: Médio
Gabarito: LETRA E
Passo 1: Análise do comando e definição do objetivo
Comando: A questão pede para identificar a semelhança entre os dois textos, considerando o tema “tecnologias e acessibilidade”.
Objetivo: Identificar o ponto de convergência entre os projetos descritos nos textos e como eles promovem a acessibilidade e o uso da tecnologia para disseminar o conhecimento.
Dica geral: Busque no texto elementos que demonstrem a finalidade comum dos projetos, especialmente em relação à inclusão e ao acesso à informação.
Passo 2: Análise das frases-chave dos textos
Texto I
“Com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação”
- O projeto Mural Eletrônico busca superar barreiras de comunicação e facilitar o acesso à informação por meio de tecnologia interativa e inclusiva.
Texto II
“Nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”
- O projeto Surdonews prioriza a inclusão da comunidade surda, utilizando tecnologia para disseminar informações científicas e gerais de forma acessível.
Ambos os textos destacam iniciativas tecnológicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, com foco na acessibilidade e disseminação de informações de maneira ampla e equitativa.
Passo 3: Análise das alternativas
A) Garantem a igualdade entre as pessoas.
- Errado. Os textos tratam de promover acessibilidade e inclusão, mas não abordam explicitamente a garantia de igualdade, mas sim de equidade, pois um surdo não tem como ter o MESMO acesso que alguém com audição
B) Foram criados por uma pesquisadora surda.
- Errado. Apenas o projeto Surdonews, mencionado no Texto II, foi criado por uma pesquisadora surda.
C) Tiveram origem em um curso de pós-graduação.
- Errado. Apenas o projeto Surdonews, mencionado no Texto II, teve origem em um mestrado.
D) Estão circunscritos ao espaço institucional da escola.
- Errado. Embora o projeto Mural Eletrônico tenha nascido com foco escolar, o Surdonews não se limita a esse espaço.
E) Têm como objetivo a disseminação do conhecimento.
- Correto. Ambos os projetos utilizam tecnologias para tornar o conhecimento acessível, promovendo inclusão e comunicação para pessoas com deficiência.
Passo 4: Conclusão e justificativa
A resposta correta é E) Têm como objetivo a disseminação do conhecimento.
Os dois textos apresentam projetos que visam disseminar o conhecimento de forma acessível, utilizando tecnologias inclusivas para superar barreiras de comunicação e promover a inclusão de pessoas com deficiência.