Questão 43, caderno azul do Enem 2020

Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George usou um software para definir quem deveria ser entrevistado. Ao reproduzir a forma como os funcionários faziam essa escolha, o programa eliminou, de cara, 60 de 2.000 candidatos. Só por causa do sexo ou da origem racial, numa dedução baseada em sobrenome e local de nascimento. Um estudo sobre o caso foi publicado em 1988, mas, 25 anos depois, outra pesquisa apontou que esse tipo de discriminação segue firme. O exemplo recente envolve o buscador do Google: ao digitar nomes comuns entre negros dos EUA, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antecedentes criminais pode aumentar 25%. E pode piorar com a pergunta “detido?” logo após a palavra procurada.

Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em 11 ago. 2017 (Adaptado)

O texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o (a):

A) agilidade dos softwares

B) passar dos anos

C) linguagem

D) preconceito

E) educação

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão:

  • Interpretação de Texto
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Contexto Sociocultural
  • Relações Sociais

Nível da Questão: Médio

Gabarito: Alternativa D- preconceito

Resolução Passo a Passo


Passo 1: Análise do Comando e Objetivo

O comando da questão pede que se identifique o conceito central que o texto destaca ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com problemas sociais.

Objetivo da questão: Compreender que o texto denuncia como as tecnologias podem perpetuar preconceitos estruturais já existentes na sociedade.

Palavras-chave do enunciado: “desnudamento da sociedade”, “tecnologias de informação e comunicação”.


Passo 2: Tradução e Interpretação do Texto

O texto aborda casos concretos de preconceito replicado por tecnologias:

  1. Na faculdade britânica, um software rejeitou candidatos com base no sexo e origem racial.
  2. O Google associou nomes comuns entre negros à oferta de anúncios para checagem de antecedentes criminais.
  3. Essas situações mostram que a discriminação, já presente na sociedade, é reproduzida pelas tecnologias.

Interpretação geral: As tecnologias de informação não são neutras e podem refletir e amplificar preconceitos sociais existentes.


Passo 3: Explicação de Conceitos Necessários

  • Preconceito estrutural: Refere-se a discriminações enraizadas em sistemas sociais e culturais, que influenciam instituições e tecnologias.
  • Replicação de preconceitos por tecnologias: Algoritmos e softwares podem reproduzir vieses humanos ao basearem suas decisões em dados históricos ou padrões discriminatórios.
  • Desnudamento da sociedade: Expor as falhas e desigualdades estruturais por meio de situações ou ferramentas que as evidenciem.

Passo 4: Desenvolvimento do Raciocínio

O texto mostra que a tecnologia não cria preconceitos, mas pode perpetuá-los e até intensificá-los. Isso é evidenciado:

  • No caso da faculdade, o software descartou candidatos com base em sexo e origem, reproduzindo preconceitos sociais presentes nas decisões humanas que foram usadas como modelo.
  • No Google, a associação entre nomes de pessoas negras e verificações criminais explicita um preconceito enraizado que é potencializado pelos algoritmos.

Esses exemplos demonstram que as tecnologias refletem as desigualdades estruturais da sociedade. O “desnudamento” mencionado no enunciado ocorre porque essas situações evidenciam preconceitos muitas vezes naturalizados.


Passo 5: Análise das Alternativas e Resolução

Alternativa A – Agilidade dos softwares. (INCORRETA)
Embora o texto mencione a “agilidade” no uso do software da faculdade, o foco está nos preconceitos reproduzidos por ele. Para essa alternativa estar correta, seria necessário que o texto exaltasse ou centralizasse a eficiência tecnológica.

Alternativa B – Passar dos anos. (INCORRETA)
O texto menciona que os preconceitos ainda existem “25 anos depois”, mas essa referência temporal não é o foco da análise. Para ser correta, a alternativa deveria enfatizar a passagem do tempo como o elemento central do problema.

Alternativa C – Linguagem. (INCORRETA)
A linguagem é parte do problema (como em nomes associados a preconceitos), mas o texto não discute a linguagem em si, e sim os preconceitos que ela pode evidenciar. Para estar certa, seria necessário que o texto tratasse especificamente do papel da linguagem no preconceito.

Alternativa D – Preconceito. (CORRETA)
O texto expõe casos claros de preconceito replicados por tecnologias, seja na faculdade ou no Google. Ele evidencia como esses vieses são refletidos e amplificados, justificando que o foco é a relação entre preconceito e tecnologia.

Alternativa E – Educação. (INCORRETA)
Embora a faculdade seja mencionada, a educação não é o foco do texto. Para essa alternativa ser correta, seria necessário que o texto tratasse da relação entre tecnologia e educação de forma central.


Passo 6: Conclusão e Justificativa Final

O texto analisa como as tecnologias podem expor e intensificar preconceitos já presentes na sociedade. A alternativa correta, D, é justificada pelo foco na perpetuação de discriminações estruturais observadas nos exemplos apresentados.


Resumo Final: A resposta correta é D – Preconceito. O texto demonstra como tecnologias de informação refletem e amplificam preconceitos sociais, desnudando desigualdades existentes na sociedade.


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