Questão 32, caderno azul do ENEM 2022 – LINGUAGENS

Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos — esqueletos redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.

Os fantasmas estropiados como que iam dançando, de tão trôpegos e trêmulos, num passo arrastado de quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.

Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dos maus fados.

Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo.

Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como se o vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhes aos joelhos, de mãos abanando.

Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos — de ascite consecutiva à alimentação tóxica — com os fardos das barrigas alarmantes.

Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais.

ALMEIDA, J. A. A bagaceira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978

O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de

A) educar com base em um conjunto de estratégias formativas.

B)propor ações específicas para cada etapa da infância.

C) estabelecer regras que devem ser seguidas à risca.

D) explicar os efeitos do acesso precoce à internet.

E) determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos.

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • Interpretação de texto

Nível da Questão: Médio
Gabarito: LETRA A


Passo 1: Análise do comando e definição do objetivo

Comando: A questão pede para identificar a função principal do texto, considerando que ele apresenta orientações práticas relacionadas ao uso de dispositivos digitais por crianças em diferentes faixas etárias.

Objetivo: Determinar qual alternativa melhor descreve a finalidade do texto, com base nas informações apresentadas.

Dica geral: Observe o tom do texto. Ele sugere ações práticas e específicas para diferentes etapas da infância, sem ser normativo ou explicativo sobre os efeitos do uso de telas.


Passo 2: Análise das frases-chave do texto

“Até 2 anos – A criança não deve ser exposta passivamente às telas.”

  • Essa frase demonstra uma recomendação clara e prática para limitar a exposição das crianças menores de 2 anos a dispositivos eletrônicos, o texto também indica os momentos críticos a serem evitados (refeições e antes de dormir).

“De 2 a 5 anos – O tempo de exposição às telas deve ser limitado a 1 hora por dia.”

  • Aqui, há uma sugestão específica de tempo, focada na proteção das crianças contra conteúdos inadequados, como violência, devido à dificuldade de discernir fantasia de realidade.

“Até 10 anos – Crianças de até 10 anos não devem usar TV ou computador no próprio quarto.”

  • Este trecho reforça a necessidade de supervisão, apresentando uma ação direta para controlar o uso desses dispositivos.

    O texto apresenta um conjunto de recomendações práticas e diretas, com foco em orientar pais e pediatras sobre como regular o uso de dispositivos digitais de acordo com a faixa etária da criança. Ele não explora profundamente os efeitos das telas nem adota um tom imperativo (dando ordens diretas), mas propõe ações específicas e realistas para cada idade.


    Passo 3: Explicação dos conceitos importantes

    Nativos digitais: São as gerações que nasceram em um contexto onde a tecnologia e os dispositivos digitais já são parte integrante do cotidiano.

    Função do texto informativo: Propor ações específicas ou oferecer orientações práticas para um público-alvo (neste caso, pais e pediatras), de maneira clara e objetiva.


    Passo 4: Análise das alternativas

    A) Propor ações específicas para cada etapa da infância.
    Correto. O texto fornece orientações práticas ajustadas às necessidades e características de diferentes faixas etárias, sugerindo ações concretas, como limitar o tempo de exposição às telas.

    B) Estabelecer regras que devem ser seguidas à risca.
    Errado. Embora o texto apresente recomendações, ele não é normativo, mas orientativo. As sugestões não são impostas como regras absolutas.

    C) Explicar os efeitos do acesso precoce à internet.
    Errado. O texto não discute os efeitos do uso precoce da internet, apenas oferece sugestões práticas para gerenciar o tempo de tela.

    D) Determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos.
    Errado. Não se trata de incorporar rituais (como passeios, refeições, orações), mas de propor ações práticas e específicas para o uso de dispositivos digitais.

    E) Educar com base em um conjunto de estratégias formativas.
    Errado. Apesar de apresentar orientações, o texto não discute estratégias de educação no sentido pedagógico ou amplo. Ele se limita a recomendações pontuais e práticas.


    Passo 5: Conclusão e justificativa

    A resposta correta é A) Propor ações específicas para cada etapa da infância.

    O texto apresenta orientações práticas e diretas, ajustadas às características de diferentes idades, com foco no gerenciamento saudável do uso de dispositivos digitais por crianças. Ele não é normativo, explicativo ou ritualístico, mas orientativo.

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