TEXTO I
Zapeei os canais, como há dezenas de anos faço, e pá: parei num que exibia um episódio daquela velha família do futuro, Os Jetsons.
Nesse episódio em particular, a Jane Jetson, esposa do George, tratava de dirigir aquele veículo voador deles. Meu queixo foi caindo à medida que as piadinhas machistas sobre mulheres dirigirem foram se acumulando.
Impressionante! Que futuro careta aqueles roteiristas imaginavam! Seriam incapazes de projetar algo melhor, e não apenas em termos de tecnologias, robôs e carros voadores? Será que nossa máxima visão de futuro só atinge as coisas, e jamais as pessoas? Como a Jane, uma mulher de 33 anos no desenho, poderia ser o que foram as minhas bisavós?
O futuro, naquele desenho, se esqueceu de ser melhor nas relações entre as pessoas. Aliás… tão parecido com a vida.
Fiquei de cara, como dizemos aqui, ou como dizíamos na minha adolescência, pobre adolescência, aprendendo, sem querer e sem muita defesa, um futuro tão besta quanto o passado.
RIBEIRO, A. E. Disponível em: www.rascunho.com.br. Acesso em: 21 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Masculino e feminino são campos escorregadios que só se definem por oposição, sempre incompleta, um do outro. São formações imaginárias que buscam produzir uma diferença radical e complementar onde só existem, de fato, mínimas diferenças. O resto é questão de estilo. Até pelo menos a segunda metade do século 19, o divisor de águas era claro: os homens ocupavam o espaço público. As mulheres tratavam da vida privada. Privada de quê? De visibilidade, diria Hannah Arendt. De visibilidade pública. Do que as mulheres estiveram privadas até o século 20 foi de presença pública manifesta não em imagem, mas em palavra. A palavra feminina, reservada ao espaço doméstico, não produzia diferença na vida social.
KHEL, M. R. Disponível em: https://alias.estadao.com.br. Acesso em: 19 out. 2021 (adaptado).
A representação da mulher apresentada no Texto I pode ser explicada pelo Texto II no que diz respeito à(às)
a) censura a formas de expressão femininas.
b) ausência da figura feminina na vida pública.
c) construções imaginárias cristalizadas na sociedade.
d) limitações inerentes às figuras femininas e masculinas.
e) dificuldade na atribuição de papéis masculinos e femininos.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para Solução da Questão:
- Interpretação de texto
Nível da Questão (ENEM): médio
Gabarito: letra C
1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo
O comando pede para identificar como a representação da mulher no Texto I pode ser explicada pelo Texto II, com foco na relação entre a construção social do gênero e as representações culturais.
Objetivo: Compreender como as construções de gênero discutidas no Texto II ajudam a entender a crítica sobre a representação feminina no Texto I.
2º Passo: Interpretação do Texto
Texto I: O autor critica a forma como a mulher é retratada no desenho Os Jetsons, especificamente a personagem Jane Jetson, que é envolvida em piadas machistas. O autor destaca a falta de avanços nas relações entre os gêneros, mesmo em um futuro imaginado como tecnologicamente avançado.
Texto II: Este texto discute como as identidades de gênero (masculino e feminino) são construções sociais, que só existem por oposição e são, em grande parte, uma invenção que visa estabelecer uma diferença radical entre os dois. Até o século 19, essa diferença estava ligada a espaços sociais distintos — público para os homens, privado para as mulheres — e a mulher era privada de visibilidade pública.
3º Passo: Análise das Alternativas
A) censura a formas de expressão femininas.
O texto não aborda uma censura explícita à expressão feminina. Ele fala de uma representação limitada e estereotipada da mulher, mas não de censura direta.
B) ausência da figura feminina na vida pública.
O Texto II fala dessa ausência, onde as mulheres estavam restritas ao espaço privado até o século 20. Contudo, no Texto I, a crítica não está exatamente na ausência da mulher na vida pública, mas na forma como ela é representada.
C) construções imaginárias cristalizadas na sociedade.
Essa é a alternativa certa. O Texto II argumenta que masculino e feminino são formações imaginárias, e o Texto I descreve como a representação feminina no futuro ainda é limitada, refletindo como estereótipos e papéis de gênero são perpetuados ao longo do tempo.
D) limitações inerentes às figuras femininas e masculinas.
O Texto II fala de “mínimas diferenças” entre os gêneros, sugerindo que a ideia de limitações é uma construção social. Além disso, o Texto I não enfatiza limitações específicas aos personagens, mas critica a visão retrógrada do futuro.
E) dificuldade na atribuição de papéis masculinos e femininos.
O Texto II fala sobre as construções de gênero e não há uma dificuldade na atribuição dos papéis masculinos e femininos nos textos. O problema é sobre a perpetuação de papéis tradicionais de gênero.
4º Passo: Conclusão e Justificativa
A alternativa correta é C) construções imaginárias cristalizadas na sociedade. O Texto II explica como os papéis de gênero são construções sociais que se cristalizam na sociedade e são perpetuados ao longo do tempo. O Texto I reflete sobre como essas construções ainda influenciam a representação das mulheres, mesmo em um futuro tecnologicamente avançado, revelando que os roteiristas de Os Jetsons não conseguiram imaginar um futuro mais igualitário nas relações de gênero.
Resumo: O Texto I é explicado pelo Texto II ao mostrar que os papéis de gênero são construções sociais profundamente enraizadas e perpetuadas ao longo do tempo, o que resulta na crítica à representação feminina no desenho, que continua limitada a estereótipos tradicionais.