Questão 153, caderno azul do ENEM 2020

Para chegar à universidade, um estudante utiliza um metrô e, depois, tem duas opções:

• seguir num ônibus, percorrendo 2,0 km;

• alugar uma bicicleta, ao lado da estação do metrô, seguindo 3,0 km pela ciclovia.

O quadro fornece as velocidades médias do ônibus e da bicicleta, em km/h, no trajeto metrô-universidade.

A fim de poupar tempo no deslocamento para a universidade, em quais dias o aluno deve seguir pela ciclovia?

a) Às segundas, quintas e sextas-feiras.

b) Às terças e quintas-feiras e aos sábados.

c) Às segundas, quartas e sextas-feiras.

d) Às terças, quartas e sextas-feiras.

e) Às terças e quartas-feiras e aos sábados.

Resolução em texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão:

  • Matemática Básica: Regra de três.
  • Velocidade Média: Conceito de distância, tempo e velocidade.

Nível da Questão: Médio. A questão exige cálculos com velocidade, distância e tempo e a capacidade de comparar resultados para tomar decisões.

Gabarito: Letra C – Às segundas, quartas e sextas-feiras.


Passo 1: Análise do Comando e Definição do Objetivo

O enunciado informa que o estudante tem duas opções para chegar à universidade:

  1. Usar ônibus e percorrer 2,0 km.
  2. Usar bicicleta pela ciclovia, percorrendo 3,0 km.

Objetivo: Determinar, para cada dia da semana, qual transporte o aluno deve usar para poupar tempo no deslocamento. Para isso, é necessário calcular o tempo que cada meio de transporte leva para o trajeto em cada dia e compará-los.


Passo 2: Tradução e Interpretação do Texto

  • O problema fornece:
  • Distâncias percorridas:
    • Ônibus: 2,0 km.
    • Bicicleta: 3,0 km.
  • Velocidades médias para cada dia da semana (tabela fornecida).
  • A relação entre velocidade, distância e tempo é dada pela fórmula:

O tempo será calculado para ambos os meios de transporte em cada dia da semana.


Passo 3: Desenvolvimento do Raciocínio e Cálculos

Vamos calcular os tempos para cada dia da semana.

Segunda-feira:

  • Ônibus:
  • Bicicleta:

Escolha: Bicicleta, pois é mais rápida.

Terça-feira:

  • Ônibus:
  • Bicicleta:

Escolha: Ônibus, pois é mais rápido.

Quarta-feira:

  • Ônibus:
  • Bicicleta:

Escolha: Bicicleta, pois é mais rápida.

Quinta-feira:

  • Ônibus:
  • Bicicleta:

Escolha: Ônibus, pois é mais rápido.

Sexta-feira:

  • Ônibus:
  • Bicicleta:

Escolha: Bicicleta, pois é mais rápida.

Sábado:

  • Ônibus:
  • Bicicleta:

Escolha: Ônibus, pois é mais rápido.


Passo 4: Análise das Alternativas e Resolução

a) Segundas, quintas e sextas-feiras.

  • Errada. Na quinta-feira, o ônibus é mais rápido.

b) Terças, quintas e aos sábados.

  • Errada. Nas terças e quintas, o ônibus é mais rápido, mas na sexta-feira, a bicicleta é mais rápida.

c)  Segundas, quartas e sextas-feiras.

  • Correta. Bicicleta é mais rápida nesses dias.

d) Terças, quartas e sextas-feiras.

  • Errada. Na terça-feira, o ônibus é mais rápido.

e) Terças e quintas-feiras e aos sábados.

  • Errada. Em nenhum desses dias a bicicleta é mais rápida.

Passo 5: Conclusão e Justificativa Final

A análise mostrou que o aluno poupa tempo usando a bicicleta nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nos demais dias, o ônibus é mais eficiente.

Resposta correta: Letra C.

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