Para chegar à universidade, um estudante utiliza um metrô e, depois, tem duas opções:
• seguir num ônibus, percorrendo 2,0 km;
• alugar uma bicicleta, ao lado da estação do metrô, seguindo 3,0 km pela ciclovia.
O quadro fornece as velocidades médias do ônibus e da bicicleta, em km/h, no trajeto metrô-universidade.

A fim de poupar tempo no deslocamento para a universidade, em quais dias o aluno deve seguir pela ciclovia?
a) Às segundas, quintas e sextas-feiras.
b) Às terças e quintas-feiras e aos sábados.
c) Às segundas, quartas e sextas-feiras.
d) Às terças, quartas e sextas-feiras.
e) Às terças e quartas-feiras e aos sábados.

Resolução em texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão:
- Matemática Básica: Regra de três.
- Velocidade Média: Conceito de distância, tempo e velocidade.
Nível da Questão: Médio. A questão exige cálculos com velocidade, distância e tempo e a capacidade de comparar resultados para tomar decisões.
Gabarito: Letra C – Às segundas, quartas e sextas-feiras.
Passo 1: Análise do Comando e Definição do Objetivo
O enunciado informa que o estudante tem duas opções para chegar à universidade:
- Usar ônibus e percorrer 2,0 km.
- Usar bicicleta pela ciclovia, percorrendo 3,0 km.
Objetivo: Determinar, para cada dia da semana, qual transporte o aluno deve usar para poupar tempo no deslocamento. Para isso, é necessário calcular o tempo que cada meio de transporte leva para o trajeto em cada dia e compará-los.
Passo 2: Tradução e Interpretação do Texto
- O problema fornece:
- Distâncias percorridas:
- Ônibus: 2,0 km.
- Bicicleta: 3,0 km.
- Velocidades médias para cada dia da semana (tabela fornecida).
- A relação entre velocidade, distância e tempo é dada pela fórmula:

O tempo será calculado para ambos os meios de transporte em cada dia da semana.
Passo 3: Desenvolvimento do Raciocínio e Cálculos
Vamos calcular os tempos para cada dia da semana.
Segunda-feira:
- Ônibus:

- Bicicleta:

Escolha: Bicicleta, pois é mais rápida.
Terça-feira:
- Ônibus:

- Bicicleta:

Escolha: Ônibus, pois é mais rápido.
Quarta-feira:
- Ônibus:

- Bicicleta:

Escolha: Bicicleta, pois é mais rápida.
Quinta-feira:
- Ônibus:

- Bicicleta:

Escolha: Ônibus, pois é mais rápido.
Sexta-feira:
- Ônibus:

- Bicicleta:

Escolha: Bicicleta, pois é mais rápida.
Sábado:
- Ônibus:

- Bicicleta:

Escolha: Ônibus, pois é mais rápido.
Passo 4: Análise das Alternativas e Resolução
a) Segundas, quintas e sextas-feiras.
- Errada. Na quinta-feira, o ônibus é mais rápido.
b) Terças, quintas e aos sábados.
- Errada. Nas terças e quintas, o ônibus é mais rápido, mas na sexta-feira, a bicicleta é mais rápida.
c) Segundas, quartas e sextas-feiras.
- Correta. Bicicleta é mais rápida nesses dias.
d) Terças, quartas e sextas-feiras.
- Errada. Na terça-feira, o ônibus é mais rápido.
e) Terças e quintas-feiras e aos sábados.
- Errada. Em nenhum desses dias a bicicleta é mais rápida.
Passo 5: Conclusão e Justificativa Final
A análise mostrou que o aluno poupa tempo usando a bicicleta nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nos demais dias, o ônibus é mais eficiente.
Resposta correta: Letra C.