Questão 147, caderno azul do ENEM 2024

Uma professora de matemática utiliza em suas aulas uma “máquina caça-números” para verificar os conhecimentos de seus estudantes sobre representações de números racionais. Essa máquina tem um visor dividido em seis compartimentos e, na lateral, uma alavanca. Cada estudante puxa a alavanca e espera que os compartimentos parem de girar. A partir daí, precisa responder para a
professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade.
Um estudante puxou a alavanca, aguardou que os compartimentos parassem de girar e observou os números apresentados no visor. A configuração da máquina naquele instante está apresentada na imagem.

Esse estudante respondeu corretamente à pergunta da professora.

As posições indicadas pelo estudante foram
A) I, II e IV.
B) II, IV e V.
C) II, III e V.
D) III, V e VI.
E) III, IV e VI.

Resolução em texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão:

  • Matemática (números racionais, frações e raízes).

Nível da Questão: Médio.

Gabarito: Letra B.


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo

Comando da Questão:
Determinar quais posições do visor apresentam números que representam a mesma quantidade.

Palavras-chave:

  • “Números racionais”
  • “Representam a mesma quantidade”
  • “Encontre três quantidades iguais”

Objetivo:
Comparar as representações numéricas em cada compartimento e identificar quais frações ou números decimais são equivalentes.

Dica Geral:
⚠️ Simplifique todas as frações e converta números racionais para compará-los diretamente! Considere também a interpretação correta de expoentes fracionários.


2º Passo: Tradução e Interpretação do Texto

Os números apresentados no visor são:

Conclusão Parcial:
As posições II, IV e V apresentam o valor 4,5, enquanto as demais não são equivalentes.


3º Passo: Explicação de Conceitos Necessários

  1. Raiz quadrada:
    O expoente 1/2​ representa a raiz quadrada do número. Por exemplo:4
  2. Conversão de frações:
    Simplifique frações para compará-las com decimais:
  3. Comparação com números decimais:
    Converta frações e números mistos para decimais:

4º Passo: Análise das Alternativas

  1. Verificação das posições:
  2. Alternativa correta:
    As posições equivalentes são II, IV e V.

Dica Geral:
⚠️ Preste atenção em expoentes fracionários como Eles indicam raízes, e não frações misturadas.


5º Passo: Conclusão e Justificativa Final

Conclusão:
A alternativa correta é B) II, IV e V, pois essas posições apresentam números iguais a 4,5.

Resumo Final:
Ao converter e simplificar os valores, identificamos que os números nas posições II, IV e V representam a mesma quantidade (4,5), enquanto as demais não.

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