Um brinquedo infantil caminhão-cegonha é formado por uma carreta e dez carrinhos nela transportados, conforme a figura.

No setor de produção da empresa que fabrica esse brinquedo, é feita a pintura de todos os carrinhos para que o aspecto do brinquedo fique mais atraente. São utilizadas as cores amarelo, branco, laranja e verde, e cada carrinho é pintado apenas com uma cor. O caminhão-cegonha tem uma cor fixa. A empresa determinou que em todo caminhão-cegonha deve haver pelo menos um carrinho de cada uma das quatro cores disponíveis. Mudança de posição dos carrinhos no caminhão-cegonha não gera um novo modelo do brinquedo.
Com base nessas informações, quantos são os modelos distintos do brinquedo caminhão-cegonha que essa empresa poderá produzir?
A) C6,4
B) C9,3
C) C10,4
D) 64
E) 46

Resolução em texto
• Matérias Necessárias para a Solução: Análise Combinatória (combinações com repetição).
• Nível da Questão: Médio.
• Gabarito: B.
• Tema/Objetivo Geral: Utilizar o conceito de combinações com repetição para distribuir cores entre carrinhos, garantindo ao menos um de cada cor.
Passo 1: Análise do Comando e Definição do Objetivo
- 📌 Retomar o Comando da Questão
“Há 10 carrinhos e 4 cores (amarelo, branco, laranja, verde), cada carrinho tem apenas uma cor. Em cada conjunto de 10 carrinhos, deve haver pelo menos um de cada cor. A ordem dos carrinhos no caminhão não importa. Quantos modelos distintos podem ser formados?” - 📌 Explicação Detalhada
Precisamos contar a quantidade de maneiras de colorir 10 carrinhos com 4 cores, sem ordem relevante, e com a restrição de que cada cor apareça ao menos uma vez. - 📌 Identificação de Palavras-chave
• “pelo menos um de cada cor”
• “ordem não importa”
• “combinação com repetição” - 📌 Definição do Objetivo
Determinar o número de modos de distribuir as 4 cores entre 10 carrinhos, cada cor aparecendo pelo menos 1 vez, sem levar em conta a permutação dos carrinhos.
Passo 2: Explicação de Conceitos Necessários
- 📌 Conceitos Matemáticos Essenciais
- Combinations with Repetition: Para n cores e p carrinhos, a quantidade de modos de pintar é dada por Combinação de (n + p – 1) elementos tomados p a p, caso não houvesse restrição de “ao menos um de cada cor”.
- Restrição de ao menos um de cada cor: Podemos aplicar o “truque de separar” 1 carrinho para cada cor e, depois, distribuir o restante livremente.
- 📌 Fórmulas e Definições
- Combinação com repetição: CR(p, n) = Combinação((n + p – 1), p).
- Combinação simples: C(n, k) = n! / [k! (n – k)!].
Passo 3: Tradução e Interpretação do Texto
- 📌 Análise do Contexto
Temos 10 carrinhos, 4 cores, cada cor deve aparecer pelo menos uma vez, e a posição não importa. Então é uma contagem de combinações. - 📌 Identificação de Frases-chave
• “pelo menos um carrinho de cada cor”
• “10 carrinhos, 4 cores”
• “ordem não importa” - 📌 Tradução para Termos Matemáticos
Precisamos de uma partição dos 10 carrinhos em 4 grupos, cada grupo ≥ 1.
Passo 4: Desenvolvimento do Raciocínio e Cálculos
- 📌 Resolução Completa
- Garantir ao menos 1 carrinho de cada cor
- Separar 4 carrinhos, um para cada cor.
- Sobram 6 carrinhos para livre distribuição.
- Número de maneiras de distribuir 6 carrinhos em 4 cores (agora sem restrição)
- Esse é um problema de combinação com repetição, dado por CR(6, 4).
- CR(6, 4) equivale a C(6 + 4 – 1, 4 – 1) = C(9, 3).
- Resultado
- C(9, 3).
Passo 5: Análise das Alternativas e Resolução
- 📌 Reescreva as Alternativas
A) C6,4
B) C9,3
C) C10,4
D) 64
E) 46 - ✅ Justificativa da Alternativa Correta
A contagem obtida é C(9, 3), que corresponde à letra B. - ❌ Análise das Alternativas Incorretas
• A, C, D, E não correspondem à contagem correta de combinações com repetição para 6 carrinhos sobrantes e 4 cores.
Passo 6: Conclusão e Justificativa Final
- 📌 Resumo do Raciocínio
- Precisamos de pelo menos 1 carrinho de cada cor.
- Subtraímos 4 carrinhos para assegurar 1 de cada cor, restam 6.
- Distribuímos 6 carrinhos livremente em 4 cores via CR(6, 4) = C(9, 3).
- 📌 Reafirmação da Alternativa Correta
Alternativa B (C9,3). - 🔍 Resumo Final
A maneira correta de contar é retirar 1 carrinho para cada cor e, com 6 sobrando, usar combinação com repetição. O resultado final é C(9, 3).