Questão 139, caderno azul do ENEM 2023 – DIA 2

O gerente de uma fábrica pretende comparar a evolução das vendas de dois produtos similares (I e II). Para isso,
passou a verificar o número de unidades vendidas de cada um desses produtos em cada mês. Os resultados dessa verificação, para os meses de abril a junho, são apresentados na tabela.

O gerente estava decidido a cessar a produção do produto II no mês seguinte àquele em que as vendas do produto I superassem as do produto II.
Suponha que a variação na quantidade de unidades vendidas dos produtos I e II se manteve, mês a mês, como no período representado na tabela.

Em qual mês o produto II parou de ser produzido?

a) Junho

b) Julho

c) Agosto

d) Setemebro

e) Outubro

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • ● Matemática: Função do Primeiro Grau

Nível da Questão: Fácil

Gabarito: D


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo

Comando: “Em qual mês o produto II parou de ser produzido?”

Objetivo: Identificar o mês em que as vendas do produto I superaram as do produto II, considerando que a produção do produto II será encerrada no mês seguinte.

Dica Geral: Quando uma questão envolve evolução de valores com variação constante, como crescimento ou decrescimento regular, podemos utilizar função do primeiro grau ou proporção simples para projetar o momento em que um valor ultrapassa o outro. Isso simplifica o raciocínio e evita cálculos mais complexos.


2º Passo: Análise das Frases-Chave do Texto

“Variação na quantidade de unidades vendidas dos produtos I e II se manteve, mês a mês”
Isso indica que o crescimento ou queda das vendas de cada produto segue uma razão (quantia) constante de acréscimo, permitindo calcular as vendas futuras com facilidade.

“Cessar a produção no mês seguinte àquele em que as vendas do produto I superassem as do produto II”
Essa é a condição que determina o mês em que a produção do produto II será encerrada.


3º Passo: Explicação dos Conceitos Importantes

Estatística e proporcionalidade

Essa questão aborda raciocínio lógico com funções lineares, sem necessidade de progressões.

Função do Primeiro Grau: Representa a relação de crescimento ou diminuição das vendas mês a mês de forma linear.

Fórmula geral: V = V0 + r × t, onde:

  • V ➜ vendas no mês futuro;
  • V0 ➜ vendas no mês inicial (junho);
  • r: ➜ taxa de variação por mês;
  • t: ➜ tempo decorrido em meses.

Se você analisar, essa fórmula é bem semelhante com várias outras, como:
Função do primeiro grau: Y = a × x + b; Y = V; a × x = r × t; V0 = b

Movimento Retilíneo Uniforme: S = S0 + v × t; S = V; v × t = r × t; V0 = S0

Existem muitas outras além dessas, em química, física, matemática porque todos seguem o mesmo princípio: razão e proporção (a famosa regra de três).

Proporção Linear: Com base nas diferenças observadas, projetamos o momento em que o produto I supera o produto II.

Diferença entre média e proporcionalidade

Embora o cálculo envolva razões simples, a proporcionalidade em um crescimento linear é a essência da resolução.


4º Passo: Resolução e Análise das Alternativas

  • 1. Forma manual e Rápida para resolução na hora da prova
    • Produto I (crescimento): Cresce +10 unidades por mês, com valor inicial 100 unidades em junho.
    • Produto II (decrescimento): Cai −20 unidades por mês, com valor inicial 150 unidades em junho.
    • Agora basta ir para o mês seguinte o e ver como ficará, fazendo o cálculo de cabeça.
    • Julho: Produto I = 100 + 10 ➜ 110; Produto II = 150 -20 ➜ 130
    • Agosto: Produto I = 110 + 10 ➜ 120; Produto II = 130 -20 ➜ 110 (aqui o produto I está com mais vendas do que o produto II, mas a resposta é setembro porque o enunciado disse “cessar a produção do produto II no mês seguinte”)
    • 2. Resolução Formal: Funções do Primeiro Grau
    • Definição da função do produto I (crescimento): Cresce +10 unidades por
      mês
      , com valor inicial 100 unidades, portanto: VI= 100 + 10t
      • VI é o valor final do primeiro produto
      • 100 é o valor inicial
      • 10 é a taxa por mês e t é a quantidade de meses
    • Definição da função do produto II (decrescimento): Cai −20 unidades por mês, com valor inicial 150 unidades em junho, portanto: VII= 150 – 20t
    • Agora precisamos determinar em qual momento VI é maior do que VII (VI > VII), portanto teremos a seguinte inequação (chamamos de inequação porque não é uma igualdade): 100 + 10t > 150 – 20t
    • Podemos agrupar os números com t do lado esquerdo e os sem do lado direito: 10t + 20t > 150 – 100 ➜ 30t = 50 ➜ t = 50/30 ➜ t ≈ 1,67
    • O valor t ≈ 1,67 indica que, após 1,67 meses (entre julho e agosto), as vendas do produto I superam as do produto II.
    • Como trabalhamos com meses inteiros, isso ocorre em agosto.
    • Considerando a condição de ser no mês seguinte à superação das vendas, teremos que no mês de setembro o gerente encerrará as vendas do produto II.

    5º Passo: Conclusão e Justificativa

    A resposta correta é D) Setembro.
    Com base na análise detalhada dos dados e informação dada no enunciado, foi possível identificar que as vendas dos produtos I e II seguem uma variação constante mês a mês, tanto em aumento quanto em redução, respectivamente. Isso permitiu projetar o momento exato em que as vendas do produto I superariam as do produto II, ou seja, no mês de julho. Como o enunciado indica que a produção do produto II seria encerrada no mês seguinte a essa superação, concluímos que isso ocorreu no mês de agosto.

    Resumo Final

    Usando funções do primeiro grau e proporção, identificamos que o produto I supera o produto II em agosto. Como a produção do produto II será interrompida no mês seguinte, isso ocorreu em setembro. A interpretação de variação constante foi essencial para resolver a questão.

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