Questão 12, caderno azul do ENEM 2024

A Língua da Tabatinga, falada na cidade de Bom Despacho, Minas Gerais, foi por muito tempo estigmatizada devido à sua origem e à própria classe social de seus falantes, pois, segundo uma pesquisadora, era falada por “meninos pobres vindos da Tabatinga ou de Cruz de Monte – ruas da periferia da cidade cujos habitantes sempre foram tidos por marginais”. Conhecida por antigos como a “língua dos engraxates”, pois muitos trabalhadores desse ofício conversavam nessa língua enquanto lustravam sapatos na praça da matriz, a Língua da Tabatinga era utilizada por negros escravizados como uma espécie de “língua secreta”, um código para trocarem informações de como conseguir alimentos, ou para planejar fugas de seus senhores sem risco de serem descobertos por eles.

De acordo com um documento do Iphan (2011), os falantes da língua apresentam uma forte consciência de sua relação com a descendência africana e da importância de preservar a “fala que os identifica na região”. Essa mudança de compreensão tangencia aspectos de pertencimento, pois, à medida que o falante da Língua da Tabatinga se identifica com a origem afro-brasileira, ele passa a ver essa língua como um legado recebido e tem o cuidado de transmiti-la para outras gerações. A concentração de falantes dessa língua está na faixa entre 21 e 60 anos de idade.

Disponível em: www.historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org. Acesso em: 3 fev. 2024 (adaptado).

A Língua da Tabatinga tem sido preservada porque o(a)

A) seu registro passou da forma oral para a escrita.

B) classe social de seus usuários ganhou prestígio.

C) sua função inicial se manteve ao longo dos anos.

D) sentimento de identidade linguística tem se consolidado.

E) perfil etário de seus falantes tem se tornado homogêneo.

Resolução em texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão:

  • Interpretação de texto em Língua Portuguesa. 
  • Compreensão sobre identidade linguística e preservação cultural. 

Nível da Questão: Médio
Gabarito: LETRA D


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo 

Comando da questão: 

A Língua da Tabatinga tem sido preservada porque o(a)… 

Palavras-chave: 

  • “tem sido preservada”: indica o foco na razão pela qual essa língua continua existindo. 
  • “sentimento de identidade linguística”: é mencionado no texto como algo importante para os falantes. 

Objetivo: Identificar a principal razão para a preservação da Língua da Tabatinga conforme descrita no texto. 

Dica Geral: 

Devemos nos atentar para a ideia central apresentada pelo autor, ou seja, como a percepção dos falantes sobre a língua mudou e ajudou a preservá-la. Alternativas que focam em prestígio ou função original não são centrais ao objetivo da questão. 


2º Passo: Tradução e Interpretação do Texto 

O texto discute como a Língua da Tabatinga, inicialmente marginalizada e associada a classes sociais menos privilegiadas, passou a ser vista como um símbolo de identidade afro-brasileira. Alguns trechos importantes incluem: 

  1. “Era utilizada por negros escravizados como uma espécie de ‘língua secreta’.” 
    • Inicialmente, a língua teve uma função prática de comunicação secreta entre os escravizados. 
  1. “Os falantes apresentam uma forte consciência de sua relação com a descendência africana.” 
    • Esse trecho revela que os falantes passaram a se identificar com a língua como parte de sua herança cultural
  1. “À medida que o falante […] se identifica com a origem afro-brasileira, ele passa a ver essa língua como um legado.” 
    • A preservação está ligada ao sentimento de pertencimento e à valorização da língua como um legado cultural

Essência do texto: 

A preservação da Língua da Tabatinga ocorre porque os falantes reconhecem sua identidade linguística e cultural e a valorizam como um patrimônio afro-brasileiro, transmitindo-a para as próximas gerações. 


3º Passo: Explicação de Conceitos Necessários 

  1. Identidade linguística: Refere-se ao reconhecimento de uma língua como parte fundamental da cultura, história e identidade de um grupo social. 
  1. Legado cultural: Representa um bem cultural (língua, costumes, crenças) transmitido de geração em geração, preservando a história de um povo. 
  1. Preservação linguística: Ocorre quando uma comunidade toma ações para manter viva uma língua, seja por seu uso contínuo, transmissão oral ou registros escritos. 

4º Passo: Análise das Alternativas 

Vamos analisar cada alternativa: 

  • A) Seu registro passou da forma oral para a escrita. 

Incorreta. O texto não menciona que a língua foi registrada de forma escrita, apenas destaca sua preservação oral

  • B) Classe social de seus usuários ganhou prestígio. 

Incorreta. Embora o texto mencione o estigma inicial da língua, não há indicação de que os falantes alcançaram prestígio social. 

  • C) Sua função inicial se manteve ao longo dos anos. 

Incorreta. A função inicial da língua era servir como um código secreto entre escravizados. Essa função não foi mantida, pois hoje ela é valorizada como um símbolo de identidade cultural. 

  • D) Sentimento de identidade linguística tem se consolidado. 

Correta. O texto enfatiza que os falantes passaram a valorizar a Língua da Tabatinga como um legado cultural e um símbolo de identidade afro-brasileira, promovendo sua preservação. 

  • E) Perfil etário de seus falantes tem se tornado homogêneo. 

Incorreta. O texto menciona que os falantes estão entre 21 e 60 anos, mas isso não indica homogeneidade, e essa informação não é o motivo principal da preservação. 


5º Passo: Conclusão e Justificativa 

Conclusão: A alternativa correta é D) Sentimento de identidade linguística tem se consolidado, pois o texto destaca que os falantes reconhecem a Língua da Tabatinga como parte de sua identidade cultural afro-brasileira, o que motiva sua preservação. 

Resumo Final: A Língua da Tabatinga é preservada porque seus falantes desenvolveram um sentimento de pertencimento e identidade linguística, valorizando-a como um legado cultural a ser transmitido às futuras gerações. 

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