Questão 03, caderno azul do ENEM 2020 – DIA 1 – Espanhol

La violencia como bella arte

Pues bien, ‘Relatos Salvajes’, de Damián Szifrón,
es sobre todo un brillante esfuerzo por poner rostro, por
fotografiar, a la parte de la violencia que tanto cuesta
ver en el cine. De repente, el director argentino coloca
al espectador ante el espectáculo, digamos putrefacto,
de una sociedad enferma de su propia indolencia,
anestesiada por su ira, incapaz de entender el origen
de la insatisfacción que la habita. ¿Cómo se quedan?
Sí, estamos delante de la una película vocacionalmente
violenta, obligadamente salvaje, pero, y sobre todo,
deslumbrante en su claridad.
Más allá del esplendor sabio de una producción
perfecta, lo que más duele, lo que más divierte, lo que
más conmueve es la sensación de reconocimiento. Cada
uno de los damnificados, pese a su acento marcadamente
argentino, somos nosotros. O, mejor, cada insulto
proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún
momento ha salido de nuestra boca. O saldrá.
La violencia no es sólo eso que tanto desagrada a
los profesionales del buen gusto, a los programadores de
ópera o a los filósofos de la nada; la violencia, la realmente
insoportable, es también una cuestión de actitud, un
simple gesto. Y esa violencia está por todas partes, está
dentro. Y Szifrón acierta a retratarla tan fielmente que no
queda otra cosa que romper a reír. Aunque sólo sea de
simple desesperación. Brillante, magistral incluso.

MARTÍNEZ, L. Disponível em: www.elmundo.es. Acesso em: 13 abr. 2015 (adaptado).

A evidência sobre esse reconhecimento está marcada no segundo e no terceiro parágrafo, onde o autor, de maneira geral, expressa toda a semelhança que espectador pode encontrar a partir de toda violência apresentada no filme.

A) cômico como fuga da sociedade diante de situações violentas.
B) estado de apatia da sociedade perante a violência rotineira do mundo atual.
C) empecilho para o espectador vivenciar a violência bruta na realidade e na ficção.
D) sotaque reforçado dos personagens a fim de marcar o espaço do cinema argentino.
E) autorreconhecimento diante dos diversos tipos de comportamento humano frente à violência.

Resolução em texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • Interpretação de Texto.
  • Análise de Resenha Crítica.
  • Identificação de Funções de Linguagem e Tom Crítico.

Nível da Questão: Médio.

Gabarito: Letra E.


  • ⚠️Pontos-chave:

  • La violencia como bella arte”
  • Tradução: “A violência como bela arte.” Indica que o texto tratará a violência como algo que pode ser retratado artisticamente, com reflexões sobre seu impacto e estética.

  • “Es sobre todo un brillante esfuerzo por poner rostro, por fotografiar, a la parte de la violencia que tanto cuesta ver en el cine”
  • Tradução: “É, sobretudo, um brilhante esforço para dar rosto, para fotografar, a parte da violência que é tão difícil de ver no cinema.” Aponta que o filme aborda um tipo de violência diferente, mais próxima da realidade, e que exige reflexão.

  • Cada insulto proferido, y no siempre entendido, es nuestro, en algún momento ha salido de nuestra boca”
  • Tradução: “Cada insulto proferido, e nem sempre entendido, é nosso; em algum momento saiu da nossa boca.” Reforça o tema do autorreconhecimento, essencial para compreender a escolha da alternativa correta.

1º Passo: Análise do Comando e Objetivo


O comando da questão pede que o leitor identifique o foco principal da resenha crítica sobre o filme Relatos Salvajes. O objetivo é perceber qual aspecto foi mais destacado pelo autor como o ponto central da obra.


2º Passo: Tradução e Interpretação do Texto

  • O autor da resenha descreve a violência apresentada no filme como algo relacionado à natureza humana, o que leva o espectador a se identificar com os personagens e as situações.
  • Frases como “Cada insulto proferido… é nosso” e “A violência está por todas partes, está dentro” reforçam a ideia de autorreconhecimento do público diante das situações retratadas no filme.

3º Passo: Explicação de Conceitos Necessários

  • Resenha Crítica: Um gênero textual em que o autor apresenta sua visão sobre uma obra (filme, livro, etc.), apontando seus aspectos mais relevantes, qualidades, ou críticas.
  • Autorreconhecimento: É o processo pelo qual o leitor/espectador identifica elementos da obra que refletem situações ou comportamentos de sua própria vida.
  • Tom Crítico: A resenha utiliza ironia e uma análise profunda para refletir sobre a banalização da violência e como ela é parte da sociedade.

4º Passo: Análise das Alternativas (ou Argumentos) e Resolução

A) Cômico como fuga da sociedade diante de situações violentas.

  • Por que está errada?
    Embora o texto mencione momentos cômicos no filme, o foco da resenha não é destacar o humor como uma fuga, mas sim o reconhecimento das situações violentas e suas semelhanças com a realidade do espectador.
  • Como estaria certa?
    Se a resenha tivesse enfatizado o humor como principal elemento narrativo ou uma estratégia de escape psicológico.

B) Estado de apatia da sociedade perante a violência rotineira do mundo atual.

  • Por que está errada?
    A resenha critica mais a identificação do espectador com a violência do que a apatia. O autor não sugere que o público está indiferente, mas que reconhece aspectos próprios nas situações violentas.
  • Como estaria certa?
    Se o texto tratasse explicitamente da indiferença ou da normalização da violência cotidiana pela sociedade.

C) Empecilho para o espectador vivenciar a violência bruta na realidade e na ficção.

  • Por que está errada?
    Não há menção no texto sobre dificuldades para o espectador compreender ou vivenciar a violência retratada no filme. Pelo contrário, o autor afirma que o reconhecimento é imediato e impactante.
  • Como estaria certa?
    Se o texto indicasse uma barreira emocional ou psicológica que dificultasse a assimilação da violência.

D) Sotaque reforçado dos personagens a fim de marcar o espaço do cinema argentino.

  • Por que está errada?
    O texto menciona o “acento marcadamente argentino”, mas isso é apenas um detalhe contextual, e não o foco principal da resenha.
  • Como estaria certa?
    Se o texto tivesse destacado o sotaque como elemento essencial para a identidade do filme ou uma característica crítica à cultura argentina.

E) Autorreconhecimento diante dos diversos tipos de violência apresentados.

  • Por que está correta?
    O autor enfatiza que a violência apresentada no filme é um reflexo de atitudes e comportamentos humanos, e o espectador se reconhece nas situações retratadas. Frases como “cada insulto proferido… é nosso” deixam clara essa identificação.

5º Passo: Conclusão e Justificativa Final

Conclusão:
O autor da resenha crítica analisa o filme Relatos Salvajes sob uma perspectiva que transcende a narrativa violenta, trazendo à tona a identificação do espectador com os comportamentos apresentados. A alternativa correta é E, pois o texto destaca o autorreconhecimento do público diante das diversas formas de violência retratadas no filme.

Resumo Final:
A resenha destaca como Relatos Salvajes provoca o espectador a reconhecer atitudes violentas que fazem parte de sua vida. A ironia do texto ressalta que a violência está por toda parte e dentro de todos nós, o que torna o filme uma experiência de autorreconhecimento inevitável.

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