Questão 66, caderno azul do ENEM 2023 – DIA 1

ТЕХТО I

Como é horrível ver um filho comer e perguntar: “Tem mais?” Esta palavra “tem mais” fica oscilando dentro do cérebro de uma mãe que olha as panela e não tem mais.

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática. 2014.

ТЕХТО ІІ

A experiência de ver os filhos com fome na década de 1950, descrita por Carolina, é vivida no Brasil de 2021 por uma moradora de Petrolândia, em Pernambuco. “Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moça que tinha o salão fechou. Eu vinha me sustentando com o auxílio que tinha, mas agora eu não fui contemplada. Às vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas é muito raro. Tem dias que não tenho nem o leite da minha bebê.”

CARRANÇA, T. “Até o feijão nos esqueceu”: o livro de 1960 que poderia ter sido escritonas favelas de 2021.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).

Considerando a realidade brasileira, os textos se aproximam ao apresentarem uma reflexão sobre o(a)

a) recorrência da miséria.

b) planejamento da saúde.

c) superação da escassez.

d) constância da economia.

e) romantização da carência.

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para Solução da Questão:

  • Literatura (interpretação de textos e análise de contexto)
  • Sociologia (entendimento sobre questões sociais e desigualdade)
  • Interpretação de Texto

Nível da Questão (ENEM): fácil

Gabarito: A


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo

O comando da questão nos pede para identificar como os textos se aproximam ao refletirem sobre a realidade brasileira.

Frase-chave do comando: “Considerando a realidade brasileira, os textos se aproximam ao apresentarem uma reflexão sobre o(a)”

Objetivo: Determinar qual é o tema principal que conecta os dois textos em relação à realidade brasileira.

Dica Geral: É importante prestar atenção às situações descritas nos textos, como a fome e as dificuldades econômicas enfrentadas pelas mães. Essas informações podem indicar qual é a relação principal entre os textos.


2º Passo: Análise das Frases-Chave do Texto

Vamos destacar os trechos mais importantes dos textos para entender o contexto da reflexão:

  • Texto I: “Como é horrível ver um filho comer e perguntar: ‘Tem mais?’ Esta palavra ‘tem mais’ fica oscilando dentro do cérebro de uma mãe que olha as panela e não tem mais.” o Mostra uma situação de escassez e sofrimento, com uma mãe não tendo alimento suficiente para seus filhos.
  • Texto II: “A experiência de ver os filhos com fome na década de 1950, descrita por Carolina, é vivida no Brasil de 2021 por uma moradora de Petrolândia, em Pernambuco.”

o Revela a continuidade da situação de fome, mostrando como as dificuldades enfrentadas no passado ainda são comuns nos dias atuais.

Essência dos textos: Ambos os textos destacam a persistência da fome e da escassez de alimentos no Brasil, tanto na década de 1950 quanto em 2021. Isso mostra que o problema da miséria é recorrente e afeta gerações de famílias brasileiras.


3º Passo: Explicação dos Conceitos Necessários

  • Miséria: Refere-se à extrema pobreza, que é caracterizada pela falta de recursos básicos para a sobrevivência, como alimentação, moradia e acesso à saúde.
  • Escassez: Ausência ou insuficiência de recursos ou produtos necessários para atender às necessidades básicas.
  • Continuidade Histórica: A ideia de que problemas sociais, como a fome, continuam existindo ao longo das décadas, afetando diferentes gerações de pessoas.

4º Passo: Análise das Alternativas

Vamos analisar cada alternativa para determinar qual descreve corretamente a reflexão presente nos textos:

A) Recorrência da miséria.

Análise: Esta alternativa está correta, pois os textos mostram que a fome e as dificuldades econômicas enfrentadas pelas mães são situações recorrentes no Brasil, afetando diferentes gerações. Conclusão: Alternativa correta.

B) Planejamento da saúde.

Análise: O texto não menciona questões relacionadas ao planejamento da saúde. O foco principal é a fome e a escassez de recursos, embora se forçar muito você consiga ligar a fome com um problema de saúde essa alternativa continua muito incompleta se comparada a correta. Conclusão: Alternativa incorreta. Não há menção a planejamento da saúde nos textos.

C) Superação da escassez.

Análise: Ambos os textos mostram que a fome ainda está presente e não foi superada. O foco é justamente a continuidade desse problema. Conclusão: Alternativa incorreta. Não há indicação de superação da escassez, mas sim de sua persistência.

D) Constância da economia.

Análise: Não há qualquer referência à constância da economia nos textos. O foco é na pobreza e na escassez de alimentos. Conclusão: Alternativa incorreta. A economia não é mencionada como um elemento central.

E) Romantização da carência.

Análise: Não há indício de que os textos tratam a carência de forma romantizada. A abordagem é realista e triste, refletindo a dura realidade enfrentada pelas famílias. Conclusão: Alternativa incorreta. Não há romantização da carência nos textos.


5º Passo: Conclusão e Justificativa

Conclusão: A alternativa correta é a A) Recorrência da miséria, pois ambos os textos apresentam situações de fome e dificuldades econômicas que se repetem ao longo das décadas, mostrando a persistência da miséria no Brasil.

Resumo Final

Os textos apresentam uma reflexão sobre a recorrência da miséria no Brasil, destacando como a fome e a falta de recursos continuam a afetar muitas famílias, tanto na década de 1950 quanto em 2021. A alternativa correta é a A.