Migalhas
Entre a toalha branca e um bule de café
seria inapropriado dizer
eu não te amo mais.
Era necessário algo mais solene,
um jardim japonês
para as perdas pensadas,
um noturno de tempestade
para arrebentar de dor,
uma praia de pedras para chorar
em silêncio, uma cama alta
para o incenso da despedida,
uma janela
dando para o abismo.
No entanto você abaixa os olhos
e recolhe lentamente as migalhas de pão
sobre a mesa posta para dois.
MARQUES, A. M. A vida submarina. São Paulo: Cia. das Letras, 2021
Nesse poema, a representação do sentimento amoroso recupera a tradição lírica, mas se ajusta à visão contemporânea ao
a) invocar o interlocutor para uma tomada de posição.
b) questionar a validade do envolvimento romântico.
c) diluir em banalidade a comoção de um amor frustrado.
d) transformar em paz as emoções conflituosas do casal.
e) condicionar a existência da paixão a espaços idealizados.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão
- Interpretação de Texto
Nível da Questão: Médio
Gabarito: C
1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo
O comando solicita a análise da representação do sentimento amoroso no poema e como ele se ajusta à visão contemporânea.
Objetivo: Identificar como o poema reconcilia a tradição lírica com uma visão cotidiana e simplificada de um amor frustrado.
2º Passo: Interpretação do Texto
O poema descreve uma despedida amorosa e idealizada com uma abordagem introspectiva, utilizando imagens líricas, como o jardim japonês e o noturno de tempestade. No entanto, o gesto final — o ato simples de recolher migalhas de pão sobre a mesa — sugere uma banalidade que dilui a grandiosidade da separação imaginária. O amor frustrado é, assim, tratado com uma certa trivialidade no cotidiano, afastando-se das representações dramáticas típicas de despedidas.
3º Passo: Análise das Alternativas
A) Invocar o interlocutor para uma tomada de posição.
Não há um apelo direto ao interlocutor no poema, sequer há uma conversa direta com o leitor, o uso de “você” no final do texto é uma representação geral do cotidiano de pessoas com amores frustrados.
B) Questionar a validade do envolvimento romântico.
Embora o poema evidencie o desejo de uma separação (e não a concretização dessa ruptura), ele não questiona diretamente o valor do relacionamento ou do envolvimento romântico. Ele não faz uma crítica ou análise profunda sobre a validade do amor, apenas mostra sua resignação frustrada para algo mais cotidiano e simples.
C) Diluir em banalidade a comoção de um amor frustrado.
Alternativa correta. O poema apresenta o desejo de uma despedida amorosa de forma que, apesar de evocar imagens grandiosas e idealizadas, termina com o gesto simples e quase banal de recolher as migalhas de pão, mostrando a aceitação em continuar o amor frustrado.
D) Transformar em paz as emoções conflituosas do casal.
O poema não transforma as emoções conflituosas em paz. A emoção central do texto é a vontade da separação, que não acontece. Não há uma resolução pacífica ou reconciliadora entre os dois, mas sim uma simples aceitação num ato banal.
E) Condicionar a existência da paixão a espaços idealizados.
Embora o poema use imagens idealizadas, como o jardim japonês, ele não condiciona o amor a esses espaços. Ao contrário, a banalidade final do gesto das migalhas mostra que a realidade crua de aceitação, retirando a grandiosidade de um amor ideal.
4º Passo: Conclusão e Justificativa
A alternativa correta é C) Diluir em banalidade a comoção de um amor frustrado. O poema utiliza imagens líricas e idealizadas, mas o gesto final de recolher as migalhas de pão sugere uma banalização do desejo de separação, transformando a comoção de um amor frustrado em algo simples e cotidiano, mais condizente com a visão contemporânea das relações.
Resumo: O poema dilui a intensidade emocional de um amor frustrado ao contrastar imagens idealizadas com o simples ato cotidiano de recolher migalhas, mostrando como o desejo de separação amorosa pode ser reduzida a algo sem importância concreta.