Questão 16, caderno azul do ENEM 2022 – LINGUAGENS

Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo – e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce. Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada. No início de 1990, Elena tinha 20 anos quando se mudou para Nova York para cursar artes cênicas e batalhar uma chance no mercado americano. Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconheci mento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre. Petra tinha 7 anos. Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.

Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.

VANUCHI, C. Época, 19 out. 2012 (adaptado)

O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de
A) narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.
B) descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.
C) sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.
D) lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.
E) avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • Interpretação de texto

Nível da Questão: Difícil
Gabarito: LETRA E


Passo 1: Análise do Comando e Definição do Objetivo

Comando: A questão pede que se identifique a função social do texto, considerando seu gênero discursivo e objetivo. O texto apresenta o filme “Elena”, descrevendo seu enredo, as emoções envolvidas e a relação entre as personagens principais.

Objetivo: Reconhecer que o texto funciona como uma avaliação crítica introdutória, apresentando o filme com um olhar interpretativo e opinativo, em vez de apenas narrar ou descrever fatos.

Dica Geral: Considere que o texto utiliza linguagem descritiva e avaliativa para destacar os aspectos emocionais e artísticos do filme, permitindo ao leitor compreender sua relevância e essência.


Passo 2: Frases-chave do Texto com Interpretação

“Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava.”

  • Interpretação: A frase apresenta um elemento emocional e artístico, ressaltando a relação criativa entre as irmãs, ponto central do filme.

“Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconhecimento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre.”

  • Interpretação: Essa passagem introduz um dos principais conflitos do filme, ao abordar o drama psicológico de Elena, elemento central para a análise crítica.

“Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.”

  • Interpretação: Aqui o texto avalia o filme como uma jornada emocional e artística de Petra, que ressignifica a memória de Elena por meio de sua obra.

“Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.”

  • Interpretação: Essa frase demonstra a avaliação crítica do filme, destacando sua profundidade emocional e sensibilidade como obra artística.

O texto vai além de simplesmente narrar ou descrever o enredo do filme. Ele avalia de forma crítica os aspectos artísticos, emocionais e poéticos de “Elena”, apresentando-o como uma obra que explora temas como memória, perda e delicadeza.


Passo 3: Análise das Alternativas

A) narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.

  • Errado. O texto não se limita a narrar cenas ou eventos, sequer utiliza imagem ou poesia nele.

B) descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.

  • Errado. Essa alternativa é um forte distrator. Apesar de abordar a separação das irmãs, o texto não foca apenas nisso, mas sim em uma avaliação da profundidade artística do filme.

C) sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.

  • Errado. O texto não apresenta uma síntese de cenas específicas, mas avalia o filme como um todo, explorando seus temas e sensibilidades.

D) lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.

  • Errado. O texto não aborda uma autobiografia do autor, mas sim uma análise do filme “Elena”. Além de que é Elena que faz o filme, sobre a irmã Petra, portanto também não é um filme autobiográfico (filme sobre a própria vida).

E) avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.

  • Correto. O texto apresenta uma avaliação crítica do filme, destacando sua abordagem artística, emocional e poética, e introduzindo o leitor ao impacto da obra.

Passo 4: Conclusão e Justificativa

A resposta correta é E) avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.

O texto desempenha a função de introduzir e avaliar criticamente o filme “Elena”, destacando seus temas centrais, sua carga emocional e artística, e sua relevância como obra cinematográfica.

Inscreva-se na
nossa newsletter!