Questão 02, caderno azul do ENEM 2021 – DIA 1 – Inglês

The British (serves 60 million)

Take some Picts, Celts and Silures
Anda let them settle,
Then overrun them with Roman conquerors.
Remove the Romans after approximateky 400 years
Add lots of Normam French to some
Angle, Saxons, Jutes and Vikings, then stir vigorously.
[…]
Sprinkle some fresh Indians, Malaysians, Bosnians,
Iraqis and Bangladeshis together with some
Afghans, Spanish, Turkish, Kurdish, Japanese
And Palestinians
Then add to the melting pot.
Leave the ingredients to simmer.
As they mix and blend allow theis languages to flourish
Binding them together with English.
Allow time to be cool.
Add some ulity, understanding, and respect for the future,
Serve with justicee
And enjoy.

Note: All the ingredients are equally important. Treating one ingredient better than another will leave a bitter unpleasant taste.

Warning: An unequal spread of spread of justice will damage the people and cause pais. Give justice and quality to all.

Disponível em: www.benjaminzephaniah.com
Acesso em: 12 dez. 2018 (fragmento)

Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor recorre a características de outro gênero textual para evidenciar

A) a riqueza da mistura cultural.

B) um legado de origem geográfica.

C) um impactto de natureza histórica.

D) um problema de estratificação social.

E) a questão da intolerância linguística.

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução:

  • Interpretação de texto em inglês.
  • Reconhecimento de gêneros textuais e seus propósitos.
  • Análise sociocultural da diversidade.

Nível da Questão: Médio.

Gabarito: Letra A.


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo

Comando da Questão:
Identificar como o autor utiliza características de outro gênero textual para destacar um aspecto da formação cultural da Inglaterra.

Palavras-chave:

  • “mistura cultural”
  • “ingredientes igualmente importantes”
  • “justice and equality”

Objetivo:
Reconhecer que o texto destaca a riqueza da mistura cultural na formação da Inglaterra, utilizando a metáfora de uma receita culinária.

Dica Geral:
⚠️ Ao analisar o texto, busque entender como a estrutura (uma receita) é usada para simbolizar o tema central da mistura cultural.


2º Passo: Tradução e Interpretação do Texto

O texto usa a estrutura de uma receita culinária para descrever o processo histórico e cultural de formação da Inglaterra. Principais pontos:

  1. Mistura de povos:
    • “Take some Picts, Celts and Silures… Then overrun them with Roman conquerors.”
    • Tradução: “Pegue alguns Pictos, Celtas e Siluros… Então, subjugue-os com conquistadores romanos.”
      A receita simboliza como diferentes povos contribuíram para a diversidade cultural do país.
  2. Adição de novos povos:
    • “Sprinkle some fresh Indians, Malaysians, Bosnians…”
    • Tradução: “Adicione alguns indianos, malaios, bósnios…”
      O autor reforça a contínua inclusão de novos grupos étnicos na formação da Inglaterra.
  3. Mensagem final de igualdade:
    • “All the ingredients are equally important. Treating one ingredient better than another will leave a bitter unpleasant taste.”
    • Tradução: “Todos os ingredientes são igualmente importantes. Tratar um ingrediente melhor que outro deixará um gosto amargo e desagradável.”
      O autor faz um apelo à justiça, ao respeito e à igualdade como bases para uma sociedade harmoniosa.

Conclusão parcial:
O texto evidencia a riqueza da mistura cultural na Inglaterra, comparando a formação do país à preparação de uma receita que exige equilíbrio e igualdade entre os “ingredientes” culturais.


3º Passo: Explicação de Conceitos Necessários

  • Metáfora da receita:
    Utilizada para ilustrar como diferentes povos e culturas se misturaram ao longo do tempo para formar a Inglaterra moderna.
  • Importância da igualdade:
    O texto enfatiza que a harmonia na sociedade depende do tratamento justo e equitativo de todos os grupos culturais.
  • Integração linguística:
    O “inglês” é mencionado como um elemento unificador que permite a coexistência de diferentes culturas no país.

4º Passo: Análise das Alternativas

  • A) a riqueza da mistura cultural.
    Correta. O texto destaca como a mistura de diferentes culturas contribuiu para a formação da Inglaterra, comparando-a a uma receita que resulta em um prato rico e harmonioso.
  • B) um legado de origem geográfica.
    Incorreta. Apesar de mencionar diferentes povos, o foco não é a origem geográfica, mas a mistura cultural.
  • C) um impacto de natureza histórica.
    Incorreta. O texto aborda aspectos históricos, mas o foco principal é a valorização da diversidade cultural.
  • D) um problema de estratificação social.
    Incorreta. O texto menciona igualdade, mas não aborda diretamente a questão da estratificação social.
  • E) a questão da intolerância linguística.
    Incorreta. Embora mencione a língua inglesa como elemento unificador, o foco do texto não é a intolerância linguística.

Dica Geral:
⚠️ Sempre relacione as metáforas utilizadas no texto com a mensagem principal que ele busca transmitir.


5º Passo: Conclusão e Justificativa Final

Conclusão:
A alternativa correta é a letra A, pois o texto utiliza a metáfora de uma receita para destacar a riqueza e a harmonia da mistura cultural na formação da Inglaterra.

Resumo Final:
O autor recorre à estrutura de uma receita culinária para ilustrar como diferentes culturas e povos contribuíram para a formação da Inglaterra moderna, enfatizando a necessidade de igualdade e respeito entre todos os grupos.

Inscreva-se na
nossa newsletter!