As my official bio reads, I was made in Cuba, assembled in Spain, and imported to the United States – meaning my mother, seven months pregnant, and the rest of my family arrived as exiles from Cuba to Madrid, where I was born. Less than two months later, we emigrated once more and settled in New York City, then eventually in Miami, where I was raised and educated. Although technically we lived in the United States, the Cuban community was culturally insular in Miami during the 1970s, bonded together by the trauma of exile. What’s more, it seemed that practically everyone was Cuban: my teachers, my classmates, the mechanic, the bus driver. I didn’t grow up feeling different or treated as a minority. The few kids who got picked on in my grade school were the ones with freckles and funny last names like Dawson and O’Neil.
BLANCO, R. Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).
Ao relatar suas vivências, o autor destaca o(a)
a) qualidade da educação formal em Miami.
b) prestígio da cultura cubana nos Estados Unidos.
c) oportunidade de qualificação profissional em Miami.
d) cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos.
e) fortalecimento do elo familiar em comunidades estadunidenenses.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão
• Interpretação de texto em inglês
Nível da Questão: Fácil
Gabarito: LETRA D
Passo 1: Análise do comando e definição do objetivo
Comando: O enunciado solicita que identifiquemos, com base no relato do autor, qual aspecto ele enfatiza ao descrever suas vivências enquanto membro da comunidade cubana nos Estados Unidos.
Objetivo: Identificar qual aspecto foi ressaltado pelo autor em seu relato de vida, considerando o contexto apresentado no texto.
Dica Geral: Fique atento ao foco do relato do autor, que descreve suas vivências pessoais e como ele se sentiu em relação à integração e à convivência na comunidade cubana em Miami. A questão exige que você interprete a ideia principal do texto, relacionando-a ao contexto de imigração e convivência cultural.
Passo 2: Análise das frases-chave do texto
“Chegamos como exilados de Cuba a Madrid, onde nasci.”
- O autor introduz o contexto de exílio e imigração, destacando o início de sua trajetória como refugiado cubano.
“Menos de dois meses depois, emigramos novamente e nos estabelecemos em Nova York, depois em Miami.”
- Demonstra a mobilidade dos exilados até encontrarem estabilidade em Miami.
“Embora tecnicamente vivêssemos nos Estados Unidos, a comunidade cubana era culturalmente insular em Miami durante os anos 1970.”
- Ressalta a forte identidade cultural dos cubanos, mesmo inseridos no contexto estadunidense.
“Parecia que praticamente todos eram cubanos: meus professores, colegas de classe, o mecânico, o motorista do ônibus.”
- Enfatiza a integração e predominância da comunidade cubana no cotidiano de Miami.
“Eu não cresci me sentindo diferente ou tratado como minoria.”
- Mostra a naturalidade com que o autor se sentia inserido devido à presença massiva da comunidade cubana.
Passo 3: Análise das Alternativas
A) Qualidade da educação formal em Miami:
Não é mencionado no texto nenhum aspecto relacionado à qualidade do ensino, o autor apenas cita que até os professores e colegas de sala eram cubanos.
B) Prestígio da cultura cubana nos Estados Unidos:
O texto não fala sobre privilégios dos cubanos, mas sim sobre a forte e boa integração dessa comunidade no cotidiano de Miami (EUA).
C) Oportunidade de qualificação profissional em Miami:
O autor não menciona busca por qualificação profissional, ele foca em aspectos culturais e comunitários, principalmente sobre a integração cubana nos EUA.
D) Cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos:
Exatamente, o texto relata como a comunidade cubana conseguiu criar um espaço integrado em Miami, onde o autor não se sentia diferente ou tratado como minoria, o que demonstra forte integração social.
E) Fortalecimento do elo familiar em comunidades estadunidenses:
Apesar de o texto abordar a comunidade cubana, não há menção específica ao fortalecimento de laços familiares (pais, filhos, irmãos, primos, tios, avós) em si, mas sim de colegas, professores, amigos, trabalhadores nativos de cuba.
Passo 4: Conclusão e justificativa
A resposta correta é D) Cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos.
O autor enfatiza como a comunidade cubana em Miami se organizou e proporcionou um ambiente cultural no qual ele não se sentia deslocado ou tratado como minoria, mesmo sendo um cubano vivendo nos Estados Unidos.