Questão 04, caderno azul do ENEM 2019 – DIA 1 – inglês

If children live with criticism, they learn to condemn.

If children live with fear, they learn to be apprehensive.

If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.

If children live with ridicule, they learn to feel shy.

If children live with tolerance, they learn patience.

If children live with praise, they learn appreciation.

If children live with acceptance, they learn to love.

If children live with approval, they learn to like themselves.

If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.

If children live with sharing, they learn generosity. If children live with fairness, they learn justice.

If children live with kindness and consideration, they learn respect.

If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.

Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças

A) temem quem as amedronta.

B) aprendem com o que vivem.

C) amam aqueles que as aceitam.

D) são gentis quando respeitadas.

E) ridicularizam quem as intimida.

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão:

  • Tópicos: Interpretação de texto, Análise de Condicionais, Valores culturais.

Nível da Questão: Fácil.

Gabarito: Alternativa B.


Passo 1: Análise do Comando e Objetivo

O comando da questão busca identificar como, segundo o texto, o modo como as crianças são educadas influencia o aprendizado delas. É necessário observar a relação direta entre as condições apresentadas (o ambiente em que vivem) e o aprendizado.

Palavras-chave no comando:

  • “Educar crianças” — Foco na forma como elas são educadas.
  • “Confirmam” — Evidências no texto que sustentam a ideia.

Objetivo da questão: Entender como o ambiente e as experiências moldam o aprendizado das crianças, com base nas ideias apresentadas no texto.


Passo 2: Tradução e Interpretação do Texto

Contexto do texto:
O texto estabelece uma relação direta entre as condições em que as crianças vivem e o aprendizado que desenvolvem. Frases como “If children live with criticism, they learn to condemn” indicam que o aprendizado das crianças é moldado pelas experiências e valores que elas vivenciam.

Frases-chave:

  1. “If children live with criticism, they learn to condemn.”
    — Se crianças vivem com críticas, elas aprendem a condenar.
  2. “If children live with acceptance, they learn to love.”
    — Se crianças vivem com aceitação, elas aprendem a amar.
  3. “If children live with fairness, they learn justice.”
    — Se crianças vivem com justiça, elas aprendem a ser justas.

Interpretação geral:
O texto apresenta uma sequência de condicionais (relações de causa e consequência) mostrando que as experiências vividas pelas crianças determinam seus aprendizados e comportamentos futuros.


Passo 3: Explicação de Conceitos e Conteúdos Necessários

  1. Condicional na Língua Inglesa:
    • O texto utiliza o primeiro condicional (if + presente simples → futuro simples), que expressa resultados prováveis baseados em condições presentes. Por exemplo: “If children live with tolerance, they learn patience.”
  2. Relação entre cultura e aprendizado:
    • O texto reflete um valor cultural que relaciona o ambiente de convivência ao desenvolvimento das características pessoais e sociais das crianças.
  3. Aprendizado pela experiência:
    • A ideia central do texto é que crianças aprendem observando, vivenciando e se relacionando com o ambiente onde crescem.

Passo 4: Desenvolvimento do Raciocínio

Cada frase do texto apresenta uma relação direta entre a vivência das crianças e o aprendizado adquirido. Por exemplo:

  • Se as crianças vivem em um ambiente crítico, aprendem a julgar.
  • Se vivem em um ambiente de aceitação, aprendem a amar.

Esse padrão confirma que o aprendizado das crianças é resultado direto de suas experiências, sustentando a ideia central de que elas aprendem com o que vivem.

Não há menção explícita no texto a temores, intimidações ou gentilezas específicas, o que descarta as outras alternativas.


Passo 5: Análise das Alternativas

A) “Temem quem as amedronta.”

  • Errada: Embora o texto mencione o impacto do medo, o foco está no aprendizado gerado pelas experiências e não na reação de temor.

B) “Aprendem com o que vivem.”

  • Correta: Todas as frases do texto seguem o padrão condicional: “Se vivem com X, aprendem Y.” Isso reforça que o aprendizado é consequência direta do ambiente em que vivem.

C) “Amam aqueles que as aceitam.”

  • Errada: O texto menciona que as crianças aprendem a amar se vivem em um ambiente de aceitação, mas isso não implica necessariamente amar apenas quem as aceita.

D) “São gentis quando respeitadas.”

  • Errada: O texto afirma que crianças aprendem respeito quando vivem com gentileza, mas não estabelece uma relação condicional direta entre serem respeitadas e se tornarem gentis.

E) “Ridicularizam quem as intimida.”

  • Errada: O texto afirma que crianças se tornam tímidas quando vivem com zombarias, mas não menciona que ridicularizam em retorno.

Passo 6: Conclusão e Justificativa Final

O texto deixa claro que o aprendizado das crianças é moldado pelas experiências e valores vividos. Cada frase segue o padrão condicional: “Se vivem com X, aprendem Y,” indicando que as crianças aprendem com o ambiente em que crescem. Assim, a alternativa correta é B.

Resumo Final

O texto enfatiza que as crianças aprendem com o que vivem, conectando suas experiências a características e comportamentos futuros.

Gabarito: B.