A ciência do Homem-Aranha
Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objetos de estudo para produção de novos materiais.
O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza.
Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm² do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm² ; segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.
Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 11 dez. 2019 (adaptado)
Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à
A) revelação do “sentido-aranha” adquirido pelo super-herói como um sexto sentido.
B) caracterização do afeto do público pelo super-herói marcado pela palavra “querido”.
C) comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades biológicas das aranhas.
D) pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.
E) comprovação das diferenças entre a constituição física do homem e da aranha por meio de dados numéricos.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão
- Interpretação de texto
- Estratégias de progressão textual
- Funções da linguagem (fática e referencial)
- Recursos argumentativos (pergunta retórica)
Nível da Questão Médio
Gabarito D
Passo 1: Análise do Comando e Objetivo
O comando solicita a identificação de como o autor utiliza uma estratégia textual para estabelecer comunicação com o leitor e avançar na argumentação.
- Palavras-chave: “estratégia de progressão”, “simula uma interlocução”, “público leitor”.
- Objetivo: Determinar qual recurso textual cria interação com o leitor e contribui para a continuidade lógica do texto.
Passo 2: Tradução e Interpretação do Texto
O texto aborda as habilidades sensoriais das aranhas, comparando-as com o “sentido-aranha” do Homem-Aranha. O autor contextualiza as semelhanças biológicas das aranhas e explica por que os pelos humanos não são tão eficientes sensorialmente.
Frases-chave:
- “E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?”
- “Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm²…”
Conclusão parcial: A pergunta retórica é usada para envolver o leitor, preparando-o para a explicação detalhada que se segue, aprofundando o tema de forma didática e interativa.
Passo 3: Explicação de Conceitos e Conteúdos Necessários
- Progressão textual: Estratégias usadas para guiar o leitor ao longo de um texto, como perguntas, comparações, ou citações de exemplos.
- Pergunta retórica: Pergunta feita sem a expectativa de uma resposta direta, mas para provocar reflexão e introduzir uma explicação.
- Interação com o leitor: Um texto pode simular um diálogo com o público por meio de recursos como vocativos ou perguntas.
Passo 4: Desenvolvimento do Raciocínio
No texto, o autor utiliza a pergunta “E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?” para estabelecer um diálogo implícito com o leitor. Essa pergunta chama atenção para o tema e abre espaço para a explicação comparativa que segue, destacando diferenças entre humanos e aranhas por meio de dados concretos. A estratégia retórica, nesse contexto, engaja o público e facilita a progressão da argumentação.
Passo 5: Análise das Alternativas e Resolução
A) Revelação do “sentido-aranha” adquirido pelo super-herói como um sexto sentido.
- Errada: Essa explicação é parte do texto, mas não representa uma estratégia de interlocução com o leitor.
B) Caracterização do afeto do público pelo super-herói marcado pela palavra “querido”.
- Errada: Embora a palavra “querido” estabeleça um tom amigável, não é o recurso que promove a progressão textual.
C) Comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades biológicas das aranhas.
- Errada: A comparação é importante no conteúdo, mas não é a estratégia que simula diálogo com o leitor.
D) Pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.
- Correta: A pergunta retórica “E por que os pelos humanos não são tão eficientes…?” cria uma interação implícita com o leitor e promove a continuidade do texto.
E) Comprovação das diferenças entre a constituição física do homem e da aranha por meio de dados numéricos.
- Errada: Os dados numéricos são usados como suporte explicativo, mas não simulam interlocução com o público.
Passo 6: Conclusão e Justificativa Final
A estratégia usada pelo autor para simular uma interlocução com o público é a pergunta retórica, que introduz a explicação sobre as diferenças entre humanos e aranhas. Esse recurso textual engaja o leitor, promovendo a progressão lógica do texto.
Alternativa correta: D.
Resumo Final
O autor do texto utiliza a pergunta retórica como uma estratégia para criar uma conexão com o leitor e facilitar a transição para a explicação detalhada. A alternativa D é a correta, pois identifica a pergunta retórica como o recurso que promove interação e progresso no texto.