E assim as coisas continuaram acontecendo entre os dois, em quase sustos, um grande por acaso com cacoetes de gestos definitivos. Com o Nunca Mais se oferecendo o tempo todo, bastaria dizer foi um prazer ter te conhecido, bastaria não trocar telefones nem e-mails e enterrar a casualidade com a cal da sabedoria – nada poderia ser definitivo, os encontros duravam duas horas ou duas décadas ou duas vezes isso, mas em algum momento necessariamente seria o fim. De todos os grandes amores, De todos os pequenos. De todas as juras, das promessas, de todos os na-alegria-e-na-tristeza. De todos os não amores, os desamores, os casamentos para sempre, os rancores para sempre, de todas as paralelas que só se viabilizam na abstração da geometria, de todas as pequenas paixões e de todas as grandes paixões, de tudo que para na antessala da paixão, de todos os vínculos não experimentados, de todos.
LISBOA, A. Rahushisha. Rio de Janeiro Objetiva 2014.
O recurso que promove a progressão textual, contribuindo para a construção da ideia de que as relações amorosas têm um enredo comum, é a
a) repetição do pronome indefinido “todos”.
b) utilização do travessão na marcação do oposto.
c) retomada do antecedente pelo pronome “isso”.
d) contraposição de ideias marcada pela conjunção mas.
e) substantivação de expressões pela anteposição do artigo.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão
- Interpretação de Texto
- Recursos de Progressão Textual
Nível da Questão: Médio
Gabarito: A
1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo
O comando da questão pede para identificar o recurso que promove a progressão textual e contribui para a construção da ideia de que as relações amorosas têm um enredo comum.
Objetivo: Identificar o recurso linguístico que imprime “ritmo” no texto e reforça a ideia de que situações semelhantes em diferentes tipos de relações amorosas.
2º Passo: Interpretação do Texto
O texto descreve as relações amorosas de uma maneira que sugere a repetição de padrões e a certeza do fim, com diversas experiências que têm um “enredo comum”. A autora utiliza diferentes estratégias linguísticas para construir essa ideia de que, apesar das diferenças, todos esses relacionamentos compartilham algo pré-determinado.
3º Passo: Análise das Alternativas
A) Repetição do pronome indefinido “todos”
Esta é a alternativa correta. A repetição do pronome “todos” principalmente no final do texto, ajuda a construir a ideia de que as relações amorosas, independentemente de sua natureza, compartilham algo em comum. Essa repetição reforça a ideia de universalidade e padrão nas relações amorosas, o que contribui para a progressão do texto.
B) Utilização do travessão na marcação do aposto
Embora o travessão apareça no texto para isolar explicações ou adicionar informações, ele não é o principal contribuinte para a construção da ideia determinista sobre as relações amorosas, além de, na verdade, interromper brevemente a progressão textual com a adição de uma informação.
C) Retomada do antecedente pelo pronome “isso”
O pronome “isso” é usado para retomar um conceito anterior, mas sua utilização não é o recurso mais importante na progressão da ideia de que as relações amorosas têm um enredo comum.
D) Contraposição de ideias marcada pela conjunção “mas”
A Conjunção “mas” aparece no texto simplesmente para estabelecer uma contraposição entre ideias. Ela não tem atuação direta na progressão textual e construção da ideia central.
E) Substantivação de expressões pela anteposição do artigo
Não há um uso significativo uso de substantivação de expressões que impacte a progressão do texto da maneira que a repetição do pronome “todos” faz. A ideia de padrão nas relações amorosas vem principalmente da repetição do termo “todos”.
4º Passo: Conclusão e Justificativa
A alternativa correta é A) Repetição do pronome indefinido “todos”. A repetição do pronome “todos” ao longo do texto cria uma sensação de universalidade e padrão, sugerindo que todas as relações amorosas, independentemente de sua natureza, têm algo em comum. Esse recurso promove a progressão textual e reforça a ideia central do texto.
Resumo: A repetição de “todos” é o recurso que contribui para a construção da ideia de que as relações amorosas, embora diversas, compartilham um enredo comum, criando uma progressão na estrutura do texto.