TEXTO I
A língua ticuna é o idioma mais falado entre os indígenas brasileiros. De acordo com o pesquisador Aryon Rodri gues, há 40 mil índios que falam o idioma. A maioria mora ao longo do Rio Solimões, no Alto Amazonas. É a maior nação indígena do Brasil, sendo também encontrada no Peru e na Colômbia. Os ticunas falam uma língua considerada isolada, que não mantém semelhança com nenhuma outra língua indígena e apresenta complexidades em sua fonologia e sintaxe. Sua característica principal é o uso de diferentes alturas na voz.
O uso intensivo da língua não chega a ser ameaçado pela proximidade de cidades ou mesmo pela convivência com falantes de outras línguas no interior da própria área ticuna: nas aldeias, esses outros falantes são minoritários e acabam por se submeter à realidade ticuna, razão pela qual, talvez, não representem uma ameaça linguística.
Língua Portuguesa, n. 52, fev. 2010 (adaptado).
TEXTO II
Riqueza da língua
“O inglês está destinado a ser uma língua mundial em sentido mais amplo do que o latim foi na era passada e o francês é na presente”, dizia o presidente americano John Adams no século XVIII. A profecia se cumpriu: o inglês é hoje a língua franca da globalização. No extremo oposto da economia linguística mundial, estão as línguas de pequenas comunidades declinantes. Calcula-se que hoje se falem de 6000 a 7000 línguas no mundo todo. Quase metade delas deve desaparecer nos próximos 100 anos. A última edição do Ethnologue – o mais abrangente estudo sobre as línguas mundiais –, de 2005, listava 516 línguas em risco de extinção.
Veja, n. 36, set. 2007 (adaptado).
Os textos tratam de línguas de culturas completamente diferentes, cujas realidades se aproximam em função do(a)
A) semelhança no modo de expansão.
B) preferência de uso na modalidade falada.
C) modo de organização das regras sintéticas.
D) predomínio em relação às outras línguas de contato.
E) fato de motivarem o desaparecimento de línguas minoritárias.

Resolução em texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão:
- Interpretação de Texto
- Sociolinguística
- Leitura de Gêneros Textuais
Nível da Questão:
- Médio
Gabarito:
- D
Passo 1: Análise do Comando e Definição do Objetivo
📌 “Os textos tratam de línguas de culturas diferentes, cujas realidades se aproximam em função de que aspecto?”
- O que o comando está pedindo?
✔ Determinar a razão pela qual duas línguas, aparentemente distantes em contexto cultural (ticuna e inglês), encontram semelhanças na forma de se manterem predominantes sobre outras. - Palavras-chave: “línguas de culturas diferentes”, “aproximam-se em função de”, “predominância”.
- Objetivo:
✔ Compreender de que modo essas línguas exercem influência sobre as demais com as quais convivem ou entram em contato.
Passo 2: Explicação de Conceitos e Conteúdos Necessários
📌 Conceitos relevantes para a leitura dos textos:
- Predominância linguística: Situação em que uma língua se destaca em determinado contexto, seja por número de falantes ou por relevância sociopolítica.
- Língua franca: Idioma usado internacionalmente para comunicação entre pessoas de diferentes línguas maternas (no Texto II, o inglês).
- Línguas isoladas: Idiomas que não têm parentesco conhecido com outras línguas (como a ticuna), mas que podem manter-se por fatores de identidade cultural e concentração de falantes.
Passo 3: Tradução e Interpretação do Texto
📌 Analisando cada texto:
- Texto I: Foca na língua ticuna, majoritariamente falada por 40 mil indígenas no Alto Amazonas, não sofrendo pressão significativa das línguas circundantes devido ao contexto social e cultural que fortalece o ticuna.
- Texto II: Destaca o inglês como língua franca da globalização e menciona que muitas línguas minoritárias estão em declínio.
🔹 Frases-chave:
✔ Texto I: “maior nação indígena do Brasil”, “não representa ameaça linguística”.
✔ Texto II: “o inglês é hoje a língua franca da globalização”, “línguas de pequenas comunidades declinantes”.
Passo 4: Desenvolvimento do Raciocínio
📌 Raciocinando sobre a convergência entre ticuna e inglês:
- Ticuna – Predominância dentro de seu contexto local; não sofre pressões externas significativas, pois outras línguas na região são minoria.
- Inglês – Predominância global, usada em escala mundial, impondo-se como a principal ferramenta de comunicação internacional.
- Semelhança – Ambas as línguas exercem um certo domínio em seus respectivos contextos: ticuna em seu território, inglês em nível global.
- Conclusão – A aproximação se dá pela capacidade de suplantar ou se sobrepor a outras línguas em seu ambiente de influência.
Passo 5: Análise das Alternativas (ou Argumentos) e Resolução
A) Semelhança no modo de expansão.
❌ A expansão do ticuna e do inglês ocorre de formas distintas (local vs. global).
B) Preferência de uso na modalidade falada.
❌ Embora o ticuna seja essencialmente falado, o inglês tem vasta produção escrita; não se trata apenas de preferência oral.
C) Modo de organização das regras sintéticas.
❌ Não há menção sobre semelhanças estruturais entre as línguas.
D) Predomínio em relação às outras línguas de contato.
✅ Alternativa Correta: Tanto o ticuna, em seu meio, quanto o inglês, no mundo, prevalecem sobre outras línguas.
E) Fato de motivarem o desaparecimento de línguas minoritárias.
❌ O texto não diz que o ticuna causa extinção de línguas; já o inglês pode contribuir, mas a ideia central é a supremacia no contato linguístico, não a extinção.
Passo 6: Conclusão e Justificativa Final
📌 Tanto a língua ticuna como o inglês exercem forte influência em seus respectivos contextos, impondo-se sobre outras línguas ao seu redor.
🔍 Resumo Final: A resposta correta é a D, pois o que aproxima as duas línguas é o fato de ambas manterem a predominância onde atuam, seja local ou globalmente, determinando a relação de poder em contato com outros idiomas.