Questão 21, caderno azul do ENEM 2024

TEXTO I

A linguagem visual dos adornos transmite informações sobre prestígio e transgressão, direito e dever, pois só permitido ao indivíduo o uso de adornos de sua linhagem. Quando diretamente vinculadas aos conceitos cosmológicos, as artes indígenas convertem- se antes em prismas que refletem as concepções acerca da composição do universo e dos componentes que o povoam.

AGUILAR, N. (Org.); DIAS, J.A. B. F; VELTHEN, L. H. V. Mostra do redescobrimento: artes indígenas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo-Associação Brasil 500 anos, 2000 (adaptado).

TEXTO II

Questão 021 – ENEM 2024 -

Pela leitura desses textos, infere-se que a compreensão da arte plumária indígena requer a consideração da

A) indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social.

B) prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas.

C) reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo.

D) indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural.

E) indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.

Resolução em texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão:

  • Interpretação de textos 
  • Cultura e arte indígena 
  • Função social e simbólica da arte

Nível da Questão: Média
Gabarito: LETRA E


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo 

O comando pede para inferir a partir dos textos como compreender a arte plumária indígena. 

Palavras-chave do comando: 

  • “infere-se” → requer interpretação do texto com base em informações explícitas e implícitas. 
  • “compreensão da arte plumária indígena” → foco nos valores e significados atribuídos aos adornos na cultura indígena. 

Objetivo: Identificar qual alternativa melhor reflete os elementos simbólicos, sociais e cosmológicos associados à arte plumária indígena, conforme indicado no Texto I e na imagem do Texto II

Dica Geral: Atenção ao papel dos adornos na cultura indígena como símbolos de status social, cosmologia e papéis comunitários, conforme explicitado no Texto I. 


2º Passo: Interpretação dos Textos 

Texto I 

  • A linguagem visual dos adornos comunica prestígio, direito e dever
  • O uso dos adornos é restrito à linhagem do indivíduo, ou seja, há regras específicas para quem pode usá-los. 
  • Os adornos possuem conexão com conceitos cosmológicos, refletindo a visão do universo e os componentes que o formam. 

Interpretação do Texto I: 

A arte plumária não é apenas decorativa, mas possui funções simbólicas e sociais que estão ligadas ao status e à identidade cultural dos indivíduos em uma comunidade específica

Texto II (Imagem): 

A imagem mostra um diadema da etnia Kayapó, composto por penas coloridas, destacando a importância dos materiais naturais e do uso ritualístico e cultural desses objetos. 

Essência dos Textos: A arte plumária indígena é inseparável do contexto cultural e dos papéis desempenhados pelos indivíduos na estrutura social e cosmológica da comunidade. 


3º Passo: Explicação de Conceitos Necessários 

  1. Arte Plumária Indígena: 
    • Consiste no uso de penas de aves na confecção de adornos (diademas, cocares, etc.) com funções rituais, sociais e cosmológicas
  1. Cosmologia: 
    • Refere-se à visão de mundo e à relação dos indivíduos com o universo, sendo essencial na cultura indígena. 
  1. Identidade Cultural e Individual: 
    • A arte plumária não apenas identifica o indivíduo (prestígio, linhagem), mas também representa a cultura e valores coletivos da comunidade. 
  1. Indissociabilidade: 
    • A ideia de que os objetos (adornos) estão diretamente ligados aos papéis sociais e rituais dos indivíduos dentro da comunidade. 

4º Passo: Análise das Alternativas 

Vamos analisar cada alternativa com base nos textos: 

  • A) Indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social. 
  • Incorreta. O Texto I deixa claro que há hierarquia no uso dos adornos, pois eles estão restritos à linhagem do indivíduo
  • B) Prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas. 
  • Incorreta. Embora os materiais naturais (penas) sejam essenciais, o foco está no papel social e cultural dos adornos, e não na natureza em si. 
  • C) Reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo. 
  • Incorreta. O texto menciona concepções cosmológicas, mas não fala sobre mudanças ou reconfigurações dessas representações. 
  • D) Indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural. 
  • Incorreta. O uso dos adornos é claramente determinado e vinculado à linhagem e identidade cultural, sem indeterminações. 
  • E) Indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade. 
  • Correta. O Texto I afirma que os adornos transmitem prestígio, direito e dever e estão conectados aos conceitos cosmológicos, ou seja, eles são inseparáveis dos papéis sociais e rituais desempenhados pelos indivíduos na comunidade. 

5º Passo: Conclusão e Justificativa 

Conclusão: A alternativa correta é E) Indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade, pois os textos demonstram que os adornos indígenas possuem uma função social, cultural e cosmológica que não pode ser dissociada do papel desempenhado pelo indivíduo na sociedade. 

Resumo Final: A arte plumária indígena vai além da estética, carregando valores culturais, sociais e espirituais, sendo inseparável dos rituais e posições hierárquicas da comunidade. 

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