Papos
— Me disseram…
— Disseram-me.
— Hein?
— O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
— Eu falo como quero. E te digo mais… Ou é “digo-te”?
— O quê?
— Digo-te que você…
— O “te” e o “você” não combinam.
— Lhe digo?
— Também não. O que você ia me dizer?
— Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. […]
— Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu…
— O quê?
— O mato.
— Que mato?
— Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
— Se você prefere falar errado…
— Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (adaptado)
Nesse texto, o uso da norma-padrão defendido por um dos personagens torna-se inadequado em razão do(a)
A) falta de compreensão causada pelo choque entre gerações.
B) contexto de comunicação em que a conversa se dá.
C) grau de polidez distinto entre os interlocutores.
D) diferença de escolaridade entre os falantes.
E) nível social dos participantes da situação.

Resolução em Texto
Matérias Necessárias para a Solução da Questão
- Interpretação de texto
Nível da Questão: Médio
Gabarito: LETRA B
Passo 1: Análise do Comando e Definição do Objetivo
Comando: O enunciado pede para identificar por que o uso da norma-padrão por um dos personagens é considerado inadequado no contexto apresentado no texto.
Objetivo: Avaliar o contexto da conversa entre os personagens e como o uso rigoroso da norma-padrão influencia a comunicação.
Dica Geral: Observe que o texto apresenta um diálogo informal, onde um dos personagens insiste em corrigir a linguagem do outro de acordo com a norma-padrão. Isso cria um contraste que interfere na comunicação fluida e no tom da interação, fazendo com que a linguagem formal, nesse contexto, se torne inadequada.
Passo 2: Análise das frases-chave do texto
“— Me disseram… — Disseram-me.”
- Explicação: A correção inicial introduz a questão do uso da norma-padrão, gerando uma interação que foge ao propósito principal da conversa.
“— Eu falo como quero. E te digo mais… Ou é ‘digo-te’?” | “— Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender.”
- Explicação: O segundo personagem reage de forma irônica e desafiadora às correções, mostrando resistência à imposição da norma-padrão. O personagem rejeita explicitamente as correções e valoriza a liberdade de expressão em detrimento das regras formais.
“— Pronome no lugar certo é elitismo!”
- Explicação: Essa fala resume o conflito principal: a crítica ao uso excessivo da norma-padrão, que é visto como desnecessário em um contexto informal.
Passo 3: Contexto e Interpretação do Texto
Cenário:
A conversa ocorre de forma descontraída e informal. A insistência de um dos personagens em corrigir a fala do outro segundo a norma-padrão contrasta com o tom da interação. Esse rigor linguístico acaba criando tensão, desviando o foco da comunicação eficiente e prática do dia a dia.
Chave para o Entendimento:
O uso da norma-padrão não é adequado em contextos informais como o do diálogo. A linguagem deve ser ajustada ao ambiente, e, nesse caso, o foco está em transmitir a mensagem de maneira clara, não em seguir regras gramaticais rigorosas.
Essa é uma questão-modelo que aparece com bastante frequência: a análise da linguagem formal em contexto informais.
Passo 4: Análise das Alternativas
A) Falta de compreensão causada pelo choque entre gerações.
- Errado. Não há conflito geracional (diferença de idade); o problema decorre do uso inadequado da norma-padrão.
B) Contexto de comunicação em que a conversa se dá.
- Correto. O diálogo é informal, e o rigor da norma-padrão é desnecessário e inadequado, gerando tensão e desvio do objetivo principal da comunicação.
C) Grau de polidez distinto entre os interlocutores.
- Errado. O problema não está no nível de polidez (civilidade), mas na inadequação da linguagem ao contexto.
D) Diferença de escolaridade entre os falantes.
- Errado. Semelhante a letra C e E, essa alternativa defende que a linguagem formal está correta e o problema é a diferença entre os indivíduos em si e não na linguagem.
E) Nível social dos participantes da situação.
- Errado. O nível social de fato impacta na comunicação, assim como o grau de polidez (educação) e escolaridade, mas o problema da questão está no uso formal da linguagem em um contexto informal.
Passo 5: Conclusão e Justificativa
A resposta correta é B) contexto de comunicação em que a conversa se dá.
O texto demonstra que o rigor na aplicação da norma-padrão é inadequado no contexto informal do diálogo, interferindo na fluidez da comunicação e desviando o foco do propósito da interação.