Questão 12, caderno azul do ENEM 2019 – DIA 1

TEXTO I

Questão 012 - ENEM 2019 -

TEXTO II

Quadrinista surda faz sucesso na CCXP com narrativas silenciosas 

A área de artistas independentes da Comic Con Experience (CCXP) deste ano é a maior da história do evento geek, são mais de 450 quadrinistas e ilustradores no Artists’ Alley.

E a diversidade vai além do estilo do estilo das HQs. Em uma das mesas na fila F senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como “narrativas silenciosas”. São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelos simples motivo de não terem uma única palavra.

A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que o que as pessoas dizem.

E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva.

Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptada)

O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos:

A) incentivam a produção de roteiros compostos por imagens.

B) colaboram para a valorização de enredos românticos.

C) revelam o sucesso de um evento de cartunistas.

D) contribuem com o processo de acessibilidade. 

E) questionam o padrão tradicional das HQs.

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • Interpretação de Texto
  • Funções de Linguagem
  • Gêneros Textuais

Nível da Questão
Médio

Gabarito
D


Resolução Passo a Passo

Passo 1: Análise do Comando e Objetivo

O comando da questão solicita que se identifique como ambos os textos contribuem para um mesmo objetivo. É necessário analisar como as narrativas e as informações fornecidas nos textos refletem questões de acessibilidade e inclusão no âmbito da leitura.
Palavras-chave:

  • “acessibilidade”
  • “inclusão”
  • “HQ sem palavras”

Objetivo:
Determinar como os textos destacam iniciativas voltadas à acessibilidade na produção e fruição de histórias em quadrinhos, especialmente para pessoas com deficiências.


Passo 2: Tradução e Interpretação do Texto

Texto I:
O quadrinho “A promessa da felicidade” é uma narrativa silenciosa, ou seja, sem uso de palavras, permitindo que qualquer pessoa, independentemente do idioma ou condição auditiva, possa interpretar a história.

Texto II:
Destaca-se a trajetória da quadrinista surda Ju Loyola, cuja experiência a levou a criar histórias silenciosas, que dispensam palavras para promover uma leitura acessível e inclusiva. A artista ressalta que suas narrativas podem ser compreendidas por crianças, adultos e pessoas de diferentes nacionalidades.

Conclusão parcial:
Ambos os textos convergem na promoção de uma abordagem inclusiva, exemplificando como a ausência de palavras contribui para ampliar a acessibilidade à leitura, especialmente para pessoas com deficiência auditiva.


Passo 3: Explicação de Conceitos e Conteúdos Necessários

  • Narrativas silenciosas: Histórias contadas exclusivamente por meio de imagens, sem o uso de palavras, promovendo a acessibilidade ao dispensar a necessidade de leitura convencional.
  • Acessibilidade: Prática de incluir pessoas com diferentes necessidades, como deficiência auditiva, no consumo de produtos culturais, eliminando barreiras linguísticas.
  • Função social da arte: A arte é usada como meio de promover inclusão e conscientização.

Passo 4: Desenvolvimento do Raciocínio

O Texto I exemplifica diretamente a proposta de acessibilidade ao apresentar uma narrativa que não depende de palavras para ser compreendida, focando na universalidade das imagens. Já o Texto II informa sobre o sucesso da quadrinista Ju Loyola, que cria narrativas silenciosas com o objetivo de promover inclusão e acessibilidade no universo das histórias em quadrinhos.

Esses textos, embora distintos em gênero (um exemplo prático e um texto informativo), compartilham o propósito de destacar como a ausência de palavras possibilita a democratização da leitura, especialmente para públicos que enfrentam barreiras linguísticas ou sensoriais.


Passo 5: Análise das Alternativas e Resolução

A) incentivam a produção de roteiros compostos por imagens.

  • Errada: Embora os textos tratem de narrativas visuais, o foco principal não é incentivar a produção de roteiros, mas destacar a acessibilidade e inclusão promovidas por eles.

B) colaboram para a valorização de enredos românticos.

  • Errada: Apesar de o quadrinho possuir um tom romântico, este não é o foco da questão.

C) revelam o sucesso de um evento de cartunistas.

  • Errada: O texto informa sobre a participação da quadrinista na CCXP, mas o foco principal não é o sucesso do evento, e sim o caráter inclusivo de sua obra.

D) contribuem com o processo de acessibilidade.

  • Correta: Ambos os textos promovem a inclusão por meio de narrativas que eliminam barreiras linguísticas e sensoriais, exemplificando e informando sobre a acessibilidade.

E) questionam o padrão tradicional das HQ.

  • Errada: Embora as narrativas silenciosas apresentem um formato alternativo às HQs tradicionais, o foco principal dos textos não é questionar o padrão, mas ressaltar a inclusão.

Passo 6: Conclusão e Justificativa Final

Os textos exemplificam e informam como as narrativas silenciosas são utilizadas como ferramentas de inclusão, promovendo a acessibilidade à leitura para públicos diversos, especialmente pessoas com deficiência auditiva. A alternativa correta é D, pois destaca o foco principal da questão: a contribuição para o processo de acessibilidade.

Resumo Final

Ambos os textos abordam a acessibilidade promovida por narrativas silenciosas, que eliminam barreiras linguísticas e sensoriais, tornando a leitura mais inclusiva. A alternativa D reflete essa ideia com precisão.