Questão 114, caderno azul do ENEM 2023 – DIA 2

Uma equipe de segurança do transporte de uma empresa avalia o comportamento das tensões que aparecem em duas cordas, 1 e 2, usadas para prender uma carga de massa M = 200 kg na carroceria, conforme a ilustração. Quando o caminhão parte do repouso, sua aceleração é constante e igual a 3 m/s2 e, quando ele é freado bruscamente, sua frenagem é constante e igual a 5 m/s2. Em ambas as situações, a carga encontra-se na iminência de movimento, e o sentido do movimento do caminhão está indicado na figura. O coeficiente de atrito estático entre a caixa e o assoalho da carroceria é igual a 0,2. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, as tensões iniciais nas cordas iguais a zero e as duas cordas ideais.

Nas situações de aceleração e frenagem do caminhão, as tensões nas cordas 1 e 2, em newton, serão

a) aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 600 e T2 = 0.

b) aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 1 400 e T2 = 0.

c) aceleração: T1 = 0 e T2 = 600; frenagem: T1 = 600 e T2 = 0.

d) aceleração: T1 = 560 e T2 = 0; frenagem: T1 = 0 e T2 = 960.

e) aceleração: T1 = 640 e T2 = 0; frenagem: T1 = 0 e T2 = 1 040.


Resolução em Vídeo

Resolução em Texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • Física: Dinâmica, Força de Atrito, Leis de Newton.
  • Matemática: Cálculo de Forças, Produtos e Soma de Vetores.

Nível da Questão: Difícil

Gabarito: A


1º Passo: Análise do Comando e Definição do Objetivo

Comando da Questão: “Nas situações de aceleração e frenagem do caminhão, as tensões nas cordas 1 e 2, em newton, serão…”

Objetivo: Determinar as tensões nas cordas 1 e 2 para as situações de aceleração e frenagem do caminhão.

Dica Geral: Considere o sistema de forças em ação durante a aceleração e frenagem. As forças de atrito exercem papel importante para manter a carga em repouso relativo em relação à carroceria.


2º Passo: Análise das Frases-Chave do Texto

  • “A carga encontra-se na iminência de movimento”
  • “Coeficiente de atrito estático entre a caixa e o assoalho da carroceria é igual a 0,2”
  • “Aceleração do caminhão: 3 m/s2 (aceleração) e 5 m/s2 (frenagem)”

Esses trechos mostram que precisamos calcular as forças para entender quais cordas estão em tensão e qual a magnitude dessa tensão em cada cenário.


3º Passo: Explicação dos Conceitos Importantes

  • Força de Atrito Estático (Fe): A força de atrito estático é a força que impede que um objeto comece a se mover enquanto está em contato com uma superfície. Ela é calculada como:

– Fe = μe · N

Onde:

  • μe = coeficiente de atrito estático
  • N = força normal (no caso, o peso da carga)
  • Força de Ação e Reação nas Cordas: Ao acelerar ou frear, a carga tende a se mover, e as cordas são acionadas para impedir esse movimento.
  • Aceleração e Frenagem: Quando o caminhão acelera, a carga tende a se deslocar para trás, exigindo a tensão na corda 2. Quando freia, a carga tende a se mover para frente, exigindo tensão na corda 1.

4º Passo: Resolução e Análise das Alternativas

Força de Atrito Estático (Fe):

  • Coeficiente de atrito (μe) = 0,2
  • Força normal (N) = Peso da carga = M · g = 200 kg × 10 m/s2 = 2000 N
  • Força de atrito máxima = μe · N = 0,2 × 2000 = 400 N

Aceleração do Caminhão (3 m/s2):

  • Força necessária para acelerar a carga: F = M · a = 200 kg × 3 m/s2 = 600 N
  • Como a força necessária (600 N) é maior do que a força de atrito máxima (400 N), a corda 2 será acionada para impedir o movimento da carga.
  • Portanto, T2 = 200 N e T1 = 0 N.

Frenagem do Caminhão (5 m/s2):

  • Força necessária para frear a carga: F = M · a = 200 kg × 5 m/s2 = 1000 N
  • Como a força necessária (1000 N) é maior do que a força de atrito máxima (400 N), a corda 1 será acionada para impedir o movimento da carga.
  • Portanto, T1 = 600 N e T2 = 0 N.

Análise das Alternativas

A) aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 600 e T2 = 0
Conclusão: Alternativa correta.

B) aceleração: T1 = 0 e T2 = 200; frenagem: T1 = 1400 e T2 = 0
Conclusão:
Alternativa incorreta. Os valores das tensões estão errados.

C) aceleração: T1 = 0 e T2 = 600; frenagem: T1 = 1000 e T2 = 0
Conclusão:
Alternativa incorreta. Os valores das tensões estão errados.

D) aceleração: T1 = 560 e T2 = 0; frenagem: T1 = 0 e T2 = 960
Conclusão:
Alternativa incorreta. Os valores das tensões estão errados.

E) aceleração: T1 = 640 e T2 = 0; frenagem: T1 = 0 e T2 = 1040
Conclusão:
Alternativa incorreta. Os valores das tensões estão errados.


5º Passo: Conclusão e Justificativa

Conclusão: A alternativa correta é a A), pois ela reflete corretamente os valores das tensões nas cordas durante a aceleração e frenagem do caminhão, levando em consideração a força de atrito máxima e a necessidade de ação das cordas para impedir o movimento da carga.

Resumo Final

Na situação de aceleração, a corda 2 é acionada com uma tensão de 200 N para impedir que a carga se mova para trás. Na situação de frenagem, a corda 1 é acionada com uma tensão de 600 N para evitar que a carga se mova para frente. Portanto, a alternativa correta é a A.