Questão 06, caderno azul do ENEM 2018 – Dia 1

“‘A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes. Quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos’, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.

‘Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações’, disse Audrey.

‘Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.’

Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.”

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 3 abr. 2018 (adaptado).

Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim, a

a) inclusão de todos na Agenda 2030.

b) extinção da intolerância entre os indivíduos.

c) discussão desse tema desde a educação básica.

d) conquista de direitos para todos os povos e nações.

e) promoção da dignidade humana em todos os lugares.

Resolução em texto

Matérias Necessárias para a Solução da Questão

  • Interpretação de Texto
  • Compreensão de Discurso Argumentativo
  • Educação em Direitos Humanos

Nível da Questão: Médio – Requer interpretação do texto e identificação da estratégia central proposta pela Unesco.

Gabarito: Letra C – Discussão desse tema desde a educação básica.


Passo 1: Análise do Comando e Objetivo

A questão pede que o candidato identifique qual estratégia a diretora-geral da Unesco sugere para garantir que os direitos humanos sejam o alicerce para o progresso.

Palavras-chave do enunciado:

  • “[…] os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso” – Ideia central do discurso.
  • “[…] esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas” – Indicação de onde o trabalho deve se iniciar.

Objetivo: Perceber que a Unesco defende a educação como ferramenta essencial para a disseminação e consolidação dos direitos humanos.


Passo 2: Explicação de Conceitos e Conteúdos Necessários

Educação em Direitos Humanos: Ensinar crianças e jovens sobre seus direitos e deveres é uma estratégia para formar cidadãos mais conscientes e capazes de promover o respeito e a igualdade.

Discurso Argumentativo: O texto apresenta um posicionamento claro da Unesco sobre a necessidade de investir na educação para garantir o avanço social e a consolidação dos direitos humanos.

Interpretação de Estratégias: A questão exige que o candidato perceba que a solução proposta no texto não é apenas teórica, mas sim prática, focada na educação desde a base escolar.


Passo 3: Tradução e Interpretação do Texto

O texto trata dos desafios contemporâneos na promoção dos direitos humanos, destacando a necessidade de impedir ódio, discriminação e violência.

No último parágrafo, a diretora da Unesco sugere uma solução clara:

“Esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas.”

Isso indica que a principal estratégia defendida no texto é inserir a discussão sobre direitos humanos no sistema educacional, garantindo que crianças e jovens conheçam e pratiquem esses valores.

Ao ensinar os direitos desde cedo, espera-se formar cidadãos mais conscientes, capazes de respeitar e promover esses valores em sua sociedade.

Por isso, a resposta correta é c – discussão desse tema desde a educação básica.


Passo 4: Análise das Alternativas e Resolução

a) Inclusão de todos na Agenda 2030: Errada. O texto menciona a Agenda 2030, mas não como a principal estratégia proposta, e sim como um objetivo maior.

b) Extinção da intolerância entre os indivíduos: Errada. Embora esse seja um dos desafios citados no texto, o trecho não apresenta a extinção da intolerância como a estratégia principal, e sim a educação em direitos humanos.

c) Discussão desse tema desde a educação básica: Correta. O texto afirma que a educação deve ser o ponto de partida para garantir que os direitos humanos sejam o alicerce do progresso.

d) Conquista de direitos para todos os povos e nações: Errada. O texto enfatiza a importância da educação para garantir os direitos humanos, e não apenas a conquista desses direitos.

e) Promoção da dignidade humana em todos os lugares: Errada. O texto menciona essa ideia, mas a estratégia concreta apresentada para isso é a educação desde a infância.


Passo 5: Conclusão e Justificativa Final

O texto defende que os direitos humanos devem ser ensinados desde cedo para garantir um mundo mais justo e igualitário. A Unesco destaca a educação como o meio principal para alcançar esse progresso.

A alternativa correta é c – discussão desse tema desde a educação básica, pois reflete a solução proposta no texto.

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