Questão 05, caderno azul do ENEM 2021 PPL -Inglês

How On-line Gamers are Solving Science’s Biggest Problems

On paper, gamers and scientists make a bizarre union. But in reality, their two worlds aren’t leagues apart: both involve solving problems within a given set of rules. Genetic analysis, for instance, is about finding sequences and patterns among seemingly random clusters of data. Frame the analysis as a pattern-spotting game that looks like Candy Crush, and, while aligning patterns and scoring points, players can also be hunting for mutations that cause cancer, Alzheimer’s disease or diabetes.

“Our brains are geared up to recognise patterns”, says Erinma Ochu, a neuroscientist at the University of Manchester, explaining why scientists are turning to gamers for help, “and we do it better than computers. This is a new way of working for scientists, but as long as they learn how to trust game developers to do what they do best — make great games — then they can have thousands of people from all around the world working on their data”.

Disponível em: www.theguardian.com. Acesso em: 8 fev. 2014 (adaptado).

De acordo com a reportagem publicada no jornal The Guardian, os adeptos de jogos eletrônicos podem ajudar os cientistas por terem

a) habilidade em seguir regras.
b) interesse em estudar ciência.
c) capacidade de reconhecer padrões.
d) talento para programar computadores.
e) desejo de contribuir para a humanidade.

📚 Matérias Necessárias para a Solução da Questão

Interpretação de texto, leitura analítica, reconhecimento de ideias centrais e inferência de informações implícitas.

🎯 Nível da Questão: Médio

Gabarito: Letra C.


📖 Resolução Passo a Passo

🔍 Passo 1: Análise do Comando e Objetivo

A questão pede para identificar a razão pela qual os jogadores de videogame podem ajudar cientistas, segundo o texto. O objetivo é compreender qual característica dos gamers é útil para a ciência e destacada na reportagem. Palavras-chave essenciais: “gamers”, “cientistas”, “resolver problemas”, “reconhecer padrões”.


📚 Passo 2: Explicação de Conceitos e Conteúdos Necessários

O texto explora a relação entre jogos eletrônicos e ciência, enfatizando a habilidade dos jogadores em resolver desafios dentro de regras específicas. Para isso, um conceito-chave surge: reconhecimento de padrões. Esse conceito é crucial em jogos e também em áreas como genética, onde identificar padrões pode levar à descoberta de mutações associadas a doenças.


🧐 Passo 3: Tradução e Interpretação do Texto

O texto sugere que tanto jogos quanto pesquisas científicas exigem a análise de padrões. Ele destaca que nossos cérebros são naturalmente treinados para reconhecer padrões melhor do que os computadores. Dessa forma, os jogadores, ao participarem de jogos que envolvem padrões, podem contribuir para a ciência ao analisar dados complexos.

Trechos-chave do texto que sustentam essa interpretação:

  • “Genetic analysis, for instance, is about finding sequences and patterns…” (Análise genética trata de encontrar sequências e padrões).
  • “Our brains are geared up to recognize patterns, and we do it better than computers.” (Nossos cérebros são preparados para reconhecer padrões, e fazemos isso melhor que os computadores).

Passo 4: Análise das Alternativas e Resolução

A) habilidade em seguir regras. ❌ ERRADO
Embora jogos tenham regras, o foco do texto não é esse, mas sim a capacidade de identificar padrões. Essa alternativa poderia estar correta se o texto enfatizasse o fato de que os jogadores seguem instruções para alcançar objetivos científicos.


B) interesse em estudar ciência. ❌ ERRADO
O texto não afirma que os jogadores têm interesse específico por ciência, apenas que suas habilidades podem ser úteis. Para estar correta, essa alternativa precisaria mencionar que os jogadores, ao se envolverem com esses desafios, desenvolvem um interesse natural por pesquisa científica.


C) capacidade de reconhecer padrões. ✅ CORRETO
Essa alternativa reflete diretamente o argumento central do texto. A matéria afirma que a análise genética depende da identificação de sequências, e que os jogadores podem contribuir exatamente porque são bons em reconhecer padrões.


D) talento para programar computadores. ❌ ERRADO
O texto não menciona que jogadores sabem programar. Ele apenas sugere que suas habilidades de análise podem ser aplicadas na ciência. Para essa alternativa estar correta, o texto precisaria afirmar que muitos gamers também são programadores.


E) desejo de contribuir para a humanidade. ❌ ERRADO
O texto não sugere que a motivação dos jogadores seja altruísta. Ele apenas afirma que, ao jogar, eles podem acabar ajudando a ciência. Para essa alternativa estar certa, o texto precisaria afirmar que os gamers participam desses jogos com o intuito consciente de ajudar a sociedade.


🏆 Passo 5: Conclusão e Justificativa Final

A questão exige que identifiquemos a principal característica dos gamers destacada no texto. A resposta correta é “capacidade de reconhecer padrões”, pois o texto explica que essa habilidade é essencial na ciência, especialmente na análise genética, e que jogadores a possuem naturalmente.

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